19 de Abril de 2024

Início do conteúdo

Início do conteúdo Atrativos Culturais

Rondonópolis possui diversos locais destinado à cultura e lazer como os Sítios Arqueológicos e Edificações Históricas que contam um pouco da história do município, o Museu Municipal Rosa Bororo, onde são realizadas diversas exposições ao longo do ano, e o Parque de Exposições, sede da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul), maior feira agropecuária do interior do Estado, realizada anualmente com shows de artistas do cenário musical local e nacional.

Conheça os principais atrativos culturais no Município:

Casario

É um complexo arquitetônico e sócio-cultural, composto de 24 casas feitas de adobe e de alvenaria, estilo anos 40, que dispõe de um conjunto histórico e cultural carregado de significados. A primeira casa construída no Casario data de 1930, e novas construções foram realizadas nas décadas de 50 e 60. Uma parte deste complexo foi transformado em uma área de circulação ampla, aberta, totalmente calçada com pedras de paralelepípedos, ajardinada, com banheiros públicos, palco e espaço para os comerciantes servirem os visitantes.

Palácio da Cidadania “Cândido Borges Leal Jr.

Consiste no prédio atual da sede do poder executivo municipal. Ele chama atenção no meio urbano de Rondonópolis por ter uma arquitetura pós-moderna, com formas arredondadas e futuristas. As vidraças espelhadas, em tom azul, incrementam o visual. O paço municipal é dividido em dois pisos e possui aproximadamente 1.500 m² de área construída, adaptada para portadores de necessidades especiais.

Parque de Exposições

É o maior espaço para eventos, sendo também um dos maiores parques agropecuários do país. O parque tem mais de 500 mil m² de espaço, com 18.500 m² de área coberta. No local existem estruturas para restaurantes, bares, lanchonetes, instalações sanitárias, estacionamento para 4.500 carros, 5,5 m² de curralama, pavilhões de baias para eqüinos e bovinos, Thattersal, pavilhões de leilões, palco central coberto com 300 m², pista de provas hípicas, pista de pouso e uma moderna arena de rodeios e shows para 20 mil expectadores.

Centro de Eventos Rio Vermelho Vivo

Foi construído com o intuito de realizar eventos diversos para a comunidade. O espaço tem arquitetura moderna e linda vista para o rio Vermelho. O projeto do local foi arquitetado por Nunes da Mata, um dos únicos arquitetos de eventos do país e que é responsável por projetos de diversas estruturas para eventos e também do design de trios elétricos de celebridades do carnaval soteropolitano.

Centro Cultural José Sobrinho

Possui diversos eventos agendados durante o ano. São inúmeras as manifestações artístico-culturais que possuem espaço dentro dessa instituição cultural. Os artistas locais procuram o centro para demonstrarem seus trabalhos, realizando oficinas, exposições de artes, cursos, amostras e inúmeras atividades.

Museu Municipal Rosa Bororo

O espaço onde funciona hoje o museu Rosa Bororo é uma das edificações mais antigas do município e já foi sede da Câmara Municipal de Vereadores. O museu possui inúmeros acervos relacionados à história de Rondonópolis e também ao patrono da cidade, Marechal Rondon.