19 de Março de 2024

Início do conteúdo

Início do conteúdo Plano Diretor

Bem-vindo(a), Cidadã(o)

O QUE É O PLANO DIRETOR?

 É uma Lei Complementar Municipal que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade e aprovada pela Câmara Municipal. O seu objetivo é orientar o desenvolvimento e o crescimento do Município, delimitando ações de acordo com as potencialidades e deficiências do Município, de acordo com as regras do Estatuto da Cidade que é a Lei Federal 10.257/2001, que dispõe sobre as políticas urbanas para todo o país, visando o direito à cidade para todos.

Nesta perspectiva, a revisão de um Plano Diretor é importante para que a cidade como um todo possa pensar, discutir e propor ideias que influenciam em um futuro para melhor qualidade de vida, justiça social, harmonização ambiental e melhores condições de se viver em nossa cidade.

ATUALIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR

A Prefeitura Municipal de Rondonópolis está promovendo, com ampla e efetiva participação da população, a revisão, atualização do Plano Diretor que começou a vigorar no março de 2015, em substituição do elaborado em 1994 e revisado em 2006, o qual fora realizado anteriormente à implantação da ferrovia e do terminal intermodal (Malha Norte - Segmento III e Terminal de Rondonópolis), que segue como sendo o maior empreendimento da América Latina. Este passa a contribuir entre outros fatores com reflexivos eventos causadores dos impactos sobre o território municipal e a qualidade de vida da população rondonopolitana. Deste modo, consideramos a caracterizada necessidade de revisão do PDM de Rondonópolis, que atenda e absorva as novas demandas para o desenvolvimento sustentável do Município, bem como a realidade local.

A CIDADE QUE QUEREMOS

Essa é uma oportunidade de discutirmos a cidade que queremos e sonhamos e de nos perguntarmos:

  • Quais são os principais problemas a serem enfrentados?
  • Quais são as potencialidades que devem ser utilizadas para a construção de uma cidade sustentável e democrática?
  • O que precisa ser feito para alcançar a cidade desejada?

Ajude a construir o futuro de Rondonópolis, a cidade que queremos deve ser planejada por todos nós. 

Participe das atividades do Plano Diretor!