Rondonópolis nas redes sociais

notícias


31/07/2013 - 16:58 - Fonte: HEVANDRO SOARES - GCS


Foto: ROGER ANDRADE
Cadastro on line de Rondonópolis serve de modelo para Cuiabá

HABITAÇÃO

Sistema de inscrição online da Habitação de Rondonópolis é exemplo

Um ofício assinado pelo secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, chegou nos últimos dias ao prefeito Percival Muniz e ao secretário de Habitação e Urbanismo de Rondonópolis, Ildo Rodrigues. Na carta, o secretário cuiabano elogia o sistema online de inscrição visando os programas habitacionais, criado pela gestão de Muniz, e solicita auxílio técnico para que ele consiga implantar o método também na capital.
O sistema de cadastro online foi lançado oficialmente no dia 29 de maio pelo secretário Ildo. A transparência no processo de cadastramento de pessoas e de fiscalização de irregularidades foi uma promessa de campanha do atual prefeito Percival. A medida foi reconhecida como inédita pelo Ministério das Cidades, que passou a indicar o modelo a outros municípios e governos estaduais pelo Brasil.
 Em trecho da solicitação endereçada a Percival, o secretário José Rodrigues relata que ‘considerando o sucesso do mencionado sistema solicitamos especial auxílio de Vossa Excelência, no sentido de apresentá-lo à nossa equipe técnica, vislumbrando a possibilidade de utilizá-lo nos serviços prestados por esta Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano’.
A equipe de Cuiabá deve visitar Rondonópolis ainda nesta semana. O secretário Ildo Rodrigues afirmou que o Município está apto a passar todas as orientações para qualquer órgão público que precisar. “Nós estamos prontos a repassar, até porque a justiça social não é uma necessidade apenas de Rondonópolis”, afirmou.
Como funciona
O sistema de cadastro online para os programas habitacionais disponíveis em Rondonópolis está no ar em link disposto no site oficial da prefeitura. Ildo explicou no ato de lançamento exatamente como a população pode fazer uso do espaço, inclusive para denunciar irregularidades. “Quando o internauta acessa o site da prefeitura já vê no lado direito o link do projeto ‘Casa da Gente’. Clicando, o cidadão vai ter a opção de entrar na relação dos munícipes inscritos. Já no interior do sistema, estarão cadastrados com foto e informações pessoais todos os possíveis futuros beneficiários”, explicou.
Ildo informou que se na listagem for notado alguém que não esteja enquadrado nos critérios conhecidos para receber uma moradia pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’ o internauta tem o recurso de uma ‘lupinha’ com os detalhes do inscrito, do lado direito da tela, e tem acesso as informações do candidato. Acessado o espaço, existe um link de denúncia, que sendo acionado liberará uma caixa de texto onde a pessoa vai poder registrar seu depoimento. “Receberemos e analisaremos a situação em nosso banco de dados com bastante rigor”, salientou Rodrigues.
Em um setor que acumulou bastante descrédito nos últimos anos, depois de várias denúncias sérias feitas em gestões anteriores, Ildo afirmou que além da fiscalização, o sistema online é a maneira mais séria de conduzir o cadastro na habitação. “A pessoa tem a segurança vendo-se lá que está inscrita. Diferentemente de um amontoado de papel como era”, concluiu.

  Compartilhe essa notícia com as redes sociais.

ACESSO RÁPIDO

   0800 647 2244

RECEBA NOSSO INFORMATIVO

Cotações