top
Início do conteúdo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Alunos do Projovem estudam biodiversidade em visita ao Escondidinho

CORACY LIMA - Redação/Ascom

05/06/13 às 17:46

None
Alunos do Projovem receberam aula sobre rochas e impacto ambiental | MATUSALEM TEIXEIRA
Sensibilizar a população juvenil sobre a importância de atuar em defesa da preservação ambiental. Esta é a meta da coordenação do Projovem em Rondonópolis que reuniu alunos de três coletivos do programa numa visita socioambiental ao Parque do Escondidinho, realizada na manhã desta quarta-feira (5). O grupo teve a oportunidade de conhecer mais sobre a biodiversidade numa roda de conversa com o professor doutor em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Jorge Monteiro, às margens do córrego.
  Durante o passeio moças e rapazes fizeram a coleta de lixo encontrado no local e identificaram situações degradantes, como de erosões nas imediações. A ação foi desenvolvida por alunos dos coletivos Luz Dayara, Lúcia Maggi e Ana Carla, sob a coordenação da gerente do programa no município, Flávia Izabel Carlini. Professores e orientadores do Projovem também participaram da visita que contou ainda com palestra educativa e aulas específicas do professor universitário Jorge Monteiro.
Ele orientou os jovens a identificarem tipos de rocha existentes naquela região e os impactos causados pela ação do homem, que destrói a vegetação e joga lixo na natureza. A palestra foi sobre a importância da criação do parque no projeto de preservação da biodiversidade às margens do Córrego Escondidinho. Os alunos ainda observaram erosões nas vias de acesso à área de preservação, como a cratera existente na Avenida Arapongas, naquela região.
Proteção ambiental
A discussão sobre as questões ambientais, promovida pelo professor Jorge Monteiro, levou a gerente Izabel Carlini a apostar na criação de um projeto dentro do Coletivo do Projovem Ana Carla, para estimular os alunos a trabalharem em prol da preservação da natureza, principalmente naquele parque. Precisamos sensibilizar os jovens sobre o uso correto do parque. É bom que todos aprendam a preservar o meio ambiente e cuidem bem desse  patrimônio da humanidade. Acho que o Projovem tem de ter a iniciativa de desenvolver uma ação neste sentido, defende.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual