top
Início do conteúdo

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Rondonópolis atua para cumprir as metas do SUAS

Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação

24/07/17 às 09:02

None
Assessoria

O Conselho Municipal de Assistência Social de Rondonópolis (CMAS) juntamente com a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social reuniu cerca de 400 pessoas entre autoridades políticas, usuários do sistema, lideranças comunitárias e presidentes de entidades representativas da sociedade civil organizada.

Os participantes estiveram por dois dias discutindo políticas púbicas voltadas para a assistência social do município durante 10ª Conferencia Municipal de Assistência Social que teve como tema central Garantia de Direitos e Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante o encontro foi apresentado pela secretária de promoção e assistência social do município, Márcia Rotilli, um diagnóstico do SUAS nos últimos quatro anos e constatou-se que mais da metade das metas que não foram alcançadas no ano passado já foram cumpridas e a Secretaria está trabalhando para cumprir as demais.

Ainda de acordo com o diagnóstico, várias ações precisam ser realizadas em prol da promoção da assistência social no município, como o acompanhamento e inclusão dos cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no sistema CadÚnico, para que não tenham seus benefícios cancelados.

A secretária Márcia Rotilli ficou satisfeita com o resultado da Conferência, principalmente por conta da participação maciça de pessoas e das propostas que surgiram nos dois dias de evento. 

Os participantes foram divididos em grupos de quatro onde cada uma refletiu sobre os temas: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS, Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativas para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Durante o evento foram eleitos os delegados que vão representar Rondonópolis na Conferência Estadual que será realizada em Cuiabá.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual