A eficiência do Plano de Ação Integrada de Combate à Dengue em Rondonópolis resulta num volume maior de notificações e a redução de 68,58% do número de casos positivos da doença em março, com relação ao mês anterior. A secretária de Saúde do Município e coordenadora da força tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue, Marildes Ferreira, destaca a importância da parceria com a população que aderiu ao projeto e trabalhou para manter casas e quintais mais limpos.
Marildes explica que o resultado eficiente foi alcançado por meio da combinação de diversas ações desenvolvidas de forma integrada, como a elaboração do Plano de Contingência, reestruturação das unidades de saúde, realização de mutirões de limpeza, contratação e treinamento de equipes de campo (agentes e supervisores), médicos e outros profissionais da saúde, além do aumento de cobertura dos bairros.
Os agentes de endemias responsáveis pelas visitas domiciliares atuam diretamente no combate ao mosquito transmissor da dengue, com a destruição de criadouros da larva, tratamento focal, ações localizadas e orientação aos moradores dos diversos bairros da cidade. Com a eficiência desse trabalho desenvolvido pelos agentes de casa em casa, alcançamos o objetivo de melhorar o serviço de investigação dos casos suspeitos, combate ao mosquito e redução da dengue, avalia a secretária.
Outro fator considerado fundamental para livrar a comunidade da ameaça da dengue, reforça Marildes, é a união de força das diversas secretarias e autarquias, somada à participação da sociedade organizada e a articulação feita pelos representantes do Poder Legislativo. Produtores e empresários do agronegócio contribuíram principalmente com o serviço de limpeza da cidade. A ação integrada realizada em Rondonópolis mostra o comprometimento de todos com o bem-estar da coletividade e serve de exemplo para outras regiões do Estado e do País, observa Marildes.
Números reais
O relatório oficial de incidência da dengue em Rondonópolis mostra que até o dia 21 de março o número de casos do tipo clássico caiu de 557 registrado em fevereiro para 175. Nesse período não surgiu nenhum caso da doença com complicação. No entanto, ocorreram dois casos da febre hemorrágica da dengue. Esses pacientes receberam o tratamento necessário e já tiveram alta hospitalar.
Dentre as notificações feitas de 1º de janeiro a 21 de março, 851 foram totalmente descartadas por não se tratar da doença. Em fevereiro foram 351 descartadas e em março 107. Os dados divulgados são do Sistema de Informação de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde Sinan/MS.