top
Início do conteúdo

TESTE

Sondagem verifica qualidade da obra de revitalização asfáltica

Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação

07/12/17 às 15:17

None
Rafael Vicentini

As obras de revitalização asfáltica estão avançando pela Avenida Bandeirantes. Já são mais de 13 mil metros quadrados que foram completamente restaurados e receberam o novo pavimento, mais resistente e mais duradouro. Para garantir que a obra seja executa com qualidade e atenda as exigências contratuais são realizados estudos por meio da técnica de sondagem.

Com o auxílio de uma máquina, é perfurado e retirado do local uma mostra com cerca de dez centímetros de diâmetro que atesta se o pavimento está sendo aplicado com a espessura contratada pelo município que, nesse caso, é de cinco centímetros. Todo o processo é acompanhado por um engenheiro do município responsável pela fiscalização da obra.

O engenheiro Roberto Carlos Martins Junior, lidera a equipe operacional da empresa contratada para fazer os serviços e explicou que por meio dessa sondagem é verificado também o grau de compactação que está sendo realizado na obra. Roberto Carlos disse que após a aplicação do pavimento, a cada 100 metros é realizada a sondagem em pontos aleatórios da via.

Além da mostra, são feitos ensaios diários no laboratório para identificar o teor de betume, equivalência de areia e ainda a densidade do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), tipo de asfalto que está sendo aplicado na obra.

Após concluir toda a extensão da Avenida Bandeirantes, o trabalho vai continuar pelas ruas Arnaldo Estevão, José Barriga, Fernando Corrêa e avenidas Frei Servácio, Dom Wunibaldo, Ponce de Arruda, Tiradentes, Rui Barbosa, Marechal Dutra, Cuiabá, Amazonas e Marechal Rondon.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual