top
Início do conteúdo

PREVENÇÃO

Secretarias aproveitam Outubro Rosa e organizam palestra para idosas

Hevandro Soares/ Gabinete de Comunicação Social

23/10/14 às 18:21

None
Saúde e Lazer para comemorar Outubro Rosa e Mês do Idoso‏ | Matusalem Teixeira

A coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV, da Secretaria de Promoção e Assistência Social, responsável por gerenciar os grupos da terceira idade assistidos pelos seis Centros de Referência a Assistência Social Cras de Rondonópolis, em parceria com os  profissionais do Programa Saúde da Mulher, do Departamento de Ações Programáticas da Saúde Municipal, realizou um evento no Núcleo I, na Vila Operária, que integrou o Outubro Rosa com as atividades do Mês do Idoso, na manhã desta quinta-feira (23).

O ginecologista Felipe Horta Júnior foi o palestrante da manhã e abordou especialmente o câncer de mama e o do colo uterino para o público presente, maciçamente feminino. De acordo com o especialista, há uma necessidade de alerta no caso de pessoas com histórico familiar das doenças.

No caso do câncer de mama, quando se tem um caso na família com parentes em primeiro grau, especialmente se a doença tiver acometido um homem, nós pedimos que os cuidados sejam redobrados. O autoexame diário, antes do banho e a mamografia já a partir dos 40 anos para a realização de um possível diagnóstico precoce são recomendáveis, salientou Felipe.

Antes das palestras, o público presente ainda pode fazer o teste de glicemia e aferir a pressão arterial. A responsável pelo Núcleo I e coordenadora na Secretaria de Ação Social, Michele Fontes, disse que o encontro foi positivo. Sabemos que a conscientização ainda é o mais importante, então este evento foi pensado dentro desta necessidade e contamos mais uma vez com a parceria dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.  

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual