top
Início do conteúdo

RECICLA RONDONÓPOLIS II

Sanear dará início à coleta de resíduos recicláveis no próximo sábado

KAROLINE GARCIA

18/03/13 às 13:47

None
Sanear faz a coleta de materiais recicláveis aos sábados | Elvis Aguiar

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), em parceria com a Cooperativa de Catadores (Coopercicla), inicia no próximo sábado (23) a segunda etapa do projeto Recicla Rondonópolis II Vila Mineira com a coleta de resíduos recicláveis nas residências do bairro Vila Mineira, por meio de um caminhão cedido especificamente para o projeto. A coleta será feita todos os sábados, sempre a partir das 8 horas.

A parceria teve início no último sábado com o lançamento do projeto que visa conscientizar a população sobre a necessidade e benefícios da coleta seletiva, realizado na Escola Municipal Irmã Elza Geovanella. A coleta aos sábados será feita somente para os recicláveis como todos os tipos de material plástico, papel, papelão e metais. Nos demais dias a coleta de lixo continuará normalmente.

No lançamento, uma série de atividades foi desenvolvida juntamente com um mutirão de serviços oferecidos à comunidade como a realização de exames na área de saúde, vacinação de animais, corte de cabelo, além das apresentações culturais e distribuição de brindes.

Para intensificar a participação e ressaltar a preocupação com a coleta seletiva, o Sanear também disponibilizou três caçambas de resíduos que foram colocadas em lugares estratégicos do bairro para que os moradores descartem lixo eletrônico.

Durante o lançamento oficial desta segunda edição do projeto, o diretor-geral do Sanear, Thêmis de Oliveira, reforçou que a cultura de coleta seletiva, sendo implantada por meio de ações como a promovida pelo Movimento, leva ao fortalecimento do projeto de criação do aterro sanitário e, consequentemente, o cumprimento de medidas previstas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O projeto é uma idealização do Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis tendo começado em 2012, quando o foco foi o bairro Jardim das Flores. Além do caminhão, os moradores também contam com um Local de Entrega Voluntária (LEV) de resíduos, instalado ao lado da empresa NC Imóveis no mesmo bairro, o qual poderá receber os resíduos passíveis de reciclagem e disponível para que não quiser esperar o serviço dos catadores durante a semana.

PARCERIAS - A coordenadora do projeto, a educadora ambiental Ana Paula Beer, reforça que as parcerias foram ampliadas significativamente nesta edição e elenca: Cooperativa de Catadores União Cidadã Recicla; NC Imóveis; Associação Koblenz Brasil; UNOPAR alunos do curso Gestão Ambiental; REDESAR; SICREDI; Polícia Militar Ambiental; Sanear; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Saúde com o PSF Vila Mineira e Centro de Controle de Zoonoses; Laboratório São João; ECOTEC; Escola Municipal Irmã Elza Geovanella; Faculdade UNIC; Lions Clube Vila Operária; Instituto Federal de Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); Associação Comercial Empresarial e Industrial de Rondonópolis; Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso; Laboratório Célula; CUFA; Trupe Bororol Atividades circenses; Faculdade Anhanguera; Sonho de Mulher; Escola de Cabeleireiros Danúbio; Empresa Divulgapão; Água Poboré; Opção Informática; Grupo Petrópolis, além de diversos voluntários.

 

 

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual