top
Início do conteúdo

SAÚDE PÚBLICA

Rondonópolis participa de programa de combate

EMERSON DOURADO - GCS

02/08/13 às 18:22

None
Objetivo é ampliar os serviços de saúde e assistência social e o combate às drogas | ILUSTRAÇÃO

O Governo Federal criou o programa Crack, é possível vencer, com o objetivo de ampliar os serviços de saúde e assistência social e o enfrentamento ao Crack e outras drogas. O programa prevê a doação de equipamentos e cursos de capacitação para a atuação nas atividades, a prefeitura de Rondonópolis foi contemplada entre as 82 cidades escolhidas para participar em todo País.

 Em fevereiro deste ano, uma equipe técnica composta pelo coordenador do Comitê Gestor Municipal Carlos Naves, o gestor do Gabinete de Apoio a Segurança Pública Anderson Rocha e a Gerente do Programa de Saúde Mental Rafhaela Salgado, iniciou o trabalho de apuração e alimentação do sistema, com informações e um diagnóstico sobre a realidade vivida em Rondonópolis com relação à droga; após isso foi aprovado o plano de ação cadastrado no Sistema de Monitoramento da Presidência da República.

A responsável pela reunião destas informações, a psicóloga Rafhaela Salgado, revelou que 7.439 pacientes foram atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas CASPAD, em 2012. A pessoa que faz uso do Crack acarreta diversos problemas para ela e para a sociedade também, porque está aliada a violência e se torna uma questão de saúde pública quando falamos de tratamento. Então o programa Crack, é possível vencer, ele vem para nos auxiliar a implantar medidas de tratamento, prevenção e segurança. Assim tentaremos amenizar a situação do crack em Rondonópolis, disse Rafhaela.

A Gerente do Programa de Saúde Mental destaca que nesta primeira fase do programa, a cidade será contemplada com uma série de unidades de atendimento para pessoas em vulnerabilidade social, como um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Caps -AD 3, que será uma unidade que atenderá 24 horas, um local de acolhimento de adultos, com 15 vagas, onde os usuários receberão moradia, educação e tratamento médico; uma equipe volante de atendimento, um Centro Popular, que trabalhará com pessoas em situação de rua, disponibilizando curso de capacitação para a geração de renda e com isso a saída gradativa da rua; uma Casa de Apoio para pessoas em situação de rua, com capacidade para 25 internos, além de leitos especializados e habilitados em saúde mental em hospitais gerais.

Na área de segurança, o Município receberá equipamentos que auxiliarão, os eixos de Assistência Social e de Saúde na execução do programa Crack, é possível vencer, uma base móvel composta de um microônibus, duas viaturas, duas motos, 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 espargidores de espuma de pimenta. Além de 20 câmeras de videomonitoramento fixo a serem instaladas em área priorizada pelo município.

Os 40 policiais que participarão do programa estão sendo capacitados, no auditório do 5º Batalhão da Polícia Militar, os três  módulos que fazem parte da capacitação compõem o curso nacional de multiplicadores de Polícia Comunitária, os participantes são  Bombeiros, Policiais Militares e Civis.

O programa de combate ao Crack é pactuado pelo Governo Federal, Estadual e Município. Em Rondonópolis, as secretarias de Saúde, Educação, Promoção e Assistência Social, Esporte, Cultura e Lazer, Habitação e Urbanismo, Desenvolvimento Econômico e o Gabinete de Apoio a Segurança Pública, fazem parte da ação.

ADESÃO AO PROGRAMA

Nesta sexta-feira (02) o prefeito Percival Muniz assinou o termo de adesão ao programa, onde o Gabinete de Apoio a Segurança Pública Gasp será o gestor do plano de ação e dos equipamentos de segurança doados pelo Governo Federal.

No dia 6 de agosto, a equipe de trabalho da prefeitura de Rondonópolis responsável pela elaboração do Plano Ação viajará a Brasília, para o ato oficial de adesão ao programa Crack, é possível vencer.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual