Nesta quinta-feira (10), completam os primeiros 100 dias da gestão do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, que tomou posse com o propósito de ter compromisso com a mudança. Desde que assumiu o município, enfrentou os desafios de organizar as finanças e fazer a máquina pública funcionar com eficiência e responsabilidade com os recursos.
Em pouco mais de três meses, o prefeito conseguiu fazer Rondonópolis avançar nos diversos segmentos e a cidade já percebe a diferença. Com o empenho de toda equipe de secretariado, obras estão seguindo o cronograma e os serviços públicos sendo entregues para a população com a qualidade e comprometimento que ela merece.
No primeiro dia de gestão, com apoio da Secretaria de Governo, o prefeito Cláudio Ferreira já assinou o decreto de Liberdade Econômica, que visa promover o livre exercício de atividades econômicas, desburocratizando alguns pontos para os empreendedores, como de abertura de empresas. Logo no início, o novo governo municipal também promoveu a reforma administrativa da Prefeitura, reestruturando as secretarias municipais.
Administração,
Gestão de Pessoas e
Inovação
Nos
primeiros 100 dias de gestão,
essa
Secretaria conseguiu implementar inúmeras ações que garantem
economia aos cofres públicos municipal, como
a reforma administrativa, e
serviços de qualidade prestados aos cidadãos. Nesse
setor, destaca-se a posse de
cerca
de 20 professores aprovados no concurso da educação
e o maior
processo seletivo para a Secretaria de Promoção e Assistência
Social.
O
pagamento dos salários dos servidores dentro do mês trabalhado
também é
compromisso da Secretaria que
liderou os trabalhos nos
processos de licitação, com contrato de R$ 32 milhões em
medicamentos e R$ 5 milhões em insumos; para a merenda escolar,
compra de uniformes e de materiais; e ainda
da
compra de R$ 2 milhões em cestas básicas.
Nesse
período, a equipe da Inovação implantou mudanças
que tornaram
o site da Prefeitura seguro para toda a população, e em
uma roupagem nova, com
informações mais acessíveis aos usuários. As
unidades de saúde agora
contam com internet wi-fi, conectando ainda mais os serviços e seus
profissionais.
Educação,
Cultura, Esporte e Lazer
Essa
tem sido uma das Secretarias
mais dinâmicas nesse início de gestão, com um grande número de
avanços já concretizados. Na educação, a gestão entregou
aos alunos materiais didáticos das empresas Aprender e Aprende
Brasil, esta do grupo Positivo. Agora 70 mil uniformes escolares
começaram a ser entregues aos estudantes, sendo que outros 20 mil
vão ser entregues ao longo do ano. Mais de 4 mil profissionais da
educação e docentes participaram
de formações e capacitações
realizadas em menos de três meses, um aumento de 153% sobre todo o
ano de 2024. A gestão também vem promovendo a maior contratação
de estagiários da história do município para atendimento
especializado a crianças atípicas.
Na área da cultura, a
gestão promove
ações que fortalecem a identidade cultural da cidade e valorizam os
artistas locais, incluindo eventos como o ‘Cultura em Ação’; o
‘Elas na Produção’; o ‘LabArtes’; e o ‘Toda Praça é
Arte’. Na área de esporte e lazer, vem sendo feito um trabalho
para ampliar o acesso às atividades esportivas e garantir espaços
públicos adequados, com destaque para realização dos Jogos
Escolares, manutenção do Estádio Luthero Lopes e miniestádios,
cessão de transporte para atletas e equipes municipais, entre
outros.
Fazenda
Receber as taxas e impostos dos contribuintes está entre as missões da Secretaria da Fazenda, que integra os setores das Finanças, Planejamento e Receita. Pensando nisso, a Prefeitura está realizando a campanha IPTU Premiado e vai sortear R$ 300 mil em prêmios para os contribuintes. Outra novidade, realizada pela Fazenda, é a emissão, direto pelo portal da Prefeitura, de Nota Fiscal Avulsa do profissional autônomo, do parcelamento de débitos não inscritos em dívida ativa e da CND, essa sem custo nenhum para o interessado. A Fazenda também eliminou taxas importantes como da emissão de guias (R$ 9,00) e do alvará dos taxistas.
Contribuir com a redução do mosquito transmissor da dengue e chikungunya, também passou pela Fazenda que Intensificou o trabalho de fiscalização de terrenos sujos, notificando seus proprietários.
Infraestrutura
Oferecer
qualidade de vida para a população passa por
deixar uma cidade estruturada
com obras de mobilidade, galerias pluviais e pavimenta asfáltica,
por exemplo. A Secretaria de Infraestrutura não mediu esforços para
recuperar o pavimento e alguns trechos que sofreram a ação das
chuvas e tiveram erosões, colocando
motoristas e motociclistas em perigo. Assim que possível, deu a
ordem de serviço na operação tapa buraco, iniciando nas principais
vias e em seguida contemplando os bairros. Como compromisso da
gestão, a Sinfra mantêm
o cronograma das obras que já estavam em andamento garantindo a
conclusão e entrega para a comunidade. Novos projetos já estão
sendo elaborados e devem acabar com velhos problemas
de mobilidade urbana e também de superlotação em unidades de
saúde.
Meio
Ambiente, Agricultura e Pecuária
O grande volume de chuvas no
início do ano foi um desafio para a nova gestão que encontrou
terrenos tomados pelo mato em várias regiões da cidade, agravando
também a saúde por conta da
proliferação do mosquito transmissor da dengue e chikungunya. Uma
grande força tarefa foi feita pela Secretaria para fazer a limpeza
dos arredores das unidades de saúde, escolas, creches, praças e
áreas públicas. Saindo da
cidade, a Semmaap também realizou serviços de recuperação de
estradas e pontes de madeira, colocação
de manilhas para drenagem em
diversas comunidades rurais, beneficiando
pequenos agricultores que
podem comercializar seus produtos no Centro de Comercialização da
Agricultura Familiar do Campo à Mesa, aberto ao público
recentemente.
Mobilidade
Urbana
A Prefeitura também deu passos importantes para
um trânsito mais seguro e organizado.
Foram construídas rotatórias
em pontos críticos e revitalizada a
sinalização horizontal nas vias do centro da cidade, que receberam
ainda novo
microrrevestimento. A
implantação da terceira faixa de rolamento na Rua
Fernando Corrêa da Costa bem como a alteração do sentido de ruas
também foram executadas nos últimos 100 dias.
Promoção
e Assistência Social
Os
trabalhos da nova gestão deram
início ao
fortalecimento da rede de proteção social. Com foco na dignidade
humana e no cuidado integral, a Secretaria
priorizou ações estruturantes para garantir mais eficiência e
acolhimento aos cidadãos.
Entre as principais iniciativas,
está
a contratação de 40 novos profissionais: 20 assistentes sociais, 10
pedagogos e 10 psicólogos, ampliando significativamente a capacidade
de atendimento da rede socioassistencial, bem
como a criação
da
Coordenadoria da Mulher e a Vigilância Socioassistencial.
Outra
conquista foi a implantação de um sistema de acompanhamento no
Centro de Referência Especializado para População em Situação de
Rua (Centro Pop), promovendo um olhar mais atento às pessoas em
maior vulnerabilidade. O atendimento também foi fortalecido com a
ampliação das equipes e da estrutura do Cadastro Único, além de
capacitações contínuas para os servidores.
A articulação
institucional avançou com a assinatura do convênio com a Caixa
Econômica Federal para a construção da sede própria do CRAS Vila
Rica. Paralelamente, os atendimentos nos Cras
e Creas
foram ampliados, oferecendo mais acessibilidade e serviços à
população. Um dos marcos dessa nova gestão foi o lançamento do
Programa Bem-Te-Vi, voltado ao acolhimento e reinserção social da
população em situação de rua.
Transporte
Coletivo
A AMTC colocou
todos os 50 ônibus da sua
frota para rodar, voltando
a operar integralmente,
garantindo mais regularidade e conforto no deslocamento diário da
população. Uma novidade foi
a implantação da lei que garante que
pessoas com Transtorno do
Espectro Autista (TEA) possam
utilizar os ônibus do transporte coletivo local para se locomover
junto aos cães de assistência. O
prefeito também anunciou a continuidade e conclusão das obras do
terminal urbano do transporte coletivo.