top
Início do conteúdo

NONE

Prefeito recebe visita do comandante da Delegacia Fluvial

Valdeque Matos – Gabinete de Comunicação Social

23/07/14 às 18:47

None
Prefeitura e Delegacia Fluvial definem ações para melhoria da segurança nas embarcações‏ | Roger Andrade

O prefeito Percival Muniz recebeu nesta quarta-feira (23), em seu gabinete, no Palácio da Cidadania, a visita do Capitão de Corveta Alessandro Anilton Maia Nonato, comandante da Delegacia Fluvial de Cuiabá, a qual Rondonópolis está sob a jurisdição. Na ocasião, o prefeito e comandante da Delegacia Fluvial, que veio a Rondonópolis acompanhado de sua equipe, foram discutidas ações futuras de integração entre a prefeitura de Rondonópolis e a Marinha do Brasil.

Há pouco mais de sete meses no comando da delegacia de Cuiabá, o capitão de corveta Alessandro Nonato disse que o objetivo da visita ao prefeito foi o de estreitar laços a respeito de promover no município uma melhor segurança e fiscalização dos usuários da rede fluvial na região, que possui um grande potencial hídrico, cujos principais rios são o Vermelho e São Lourenço.

A marinha não estava tão presente por aqui, principalmente por conta da grande extensão da área de jurisdição da nossa delegacia, que é baseada em Cuiabá e atende 65 municípios. Mas, já algum tempo estamos levantando a situação da região e, a partir de agora, queremos estar mais presentes, para dar mais segurança fluvial e uma nova dinâmica na utilização dos rios, através de uma melhor organização, por meio da legalização de embarcações, documentação e carteira para pilotar embarcações, cursos para pilotar e outras ações ligadas às necessidades da navegação, ressaltou capitão Nonato.

O prefeito agradeceu a visita do comandante e se colocou à disposição para ajudar na promoção de ações que tenham por objetivo, o bem estar e a segurança da população. Ficamos felizes com a disposição da marinha para organizar e assegurar mais segurança à navegação dos nossos rios. Com certeza, manteremos uma relação amistosa e de parceria, disse Percival.

Cursos

Na reunião desta quarta, que também foi acompanhada pelos vereadores Fábio Cardozo e Aristóteles Cadidé e pelos secretários de Governo Renato Teixeira e de Finanças Jamílio Adozino de Souza já foram acertadas duas ações de integração entre a prefeitura e a marinha para melhor organização, orientação, controle e qualificação dos fluviários que utilizam o Rio Vermelho e outros afluentes.

A primeira ação é o curso, que será em agosto, voltado aos interessados em obter a habilitação náutica, o Arrais. A outra, que ainda não tem data definida, é o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público ETSP, para dar suporte nas ações da Defesa Civil do município.  

Estaremos capacitando servidores públicos para atuação em atividades aquáticas, proporcionando a qualificação para efetivar operações com maior segurança em atividades vinculadas aos rios pertencentes ao município. 

Já a prova de Arrais Amador, conforme Nonato, tem o objetivo de habilitar condutores de embarcações de esporte e recreio para navegação em águas interiores como lagos, lagoas, rios, canais e praias. O objetivo é testar o conhecimento dos candidatos a conduzir embarcações e emitir um documento oficial para aqueles aprovados, de forma a aumentar a segurança de todos e aproveitar a oportunidade para divulgar esta mentalidade de segurança na condução de embarcações.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual