O prefeito José
Carlos do Pátio acompanhado por parte do secretariado, equipes de
engenheiros da prefeitura (Sinfra), o diretor-presidente do Sanear
Paulo José, a presidente da Associação Comercial e Industrial de
Rondonópolis - ACIR – Marchiane Fritzen, e do diretor da Câmara
de Diretores Lojistas (CDL) Thiago Sperança, recebeu na manhã desta
quinta-feira (26) na sala de reuniões do Palácio da Cidadania a
equipe de representantes da diretoria da Energisa, que veio a cidade
para alinhar com o município, as futuras ações de desenvolvimento
do setor elétrico.
Uma equipe de engenheiros da Sinfra, realizou uma apresentação visual sobre os investimentos públicos do município em pelo menos, oito (08) obras na iluminação pública em 2023, totalizando mais de R$ 14 milhões; bem como apresentou um cronograma de futuros investimentos iniciados ainda nesta gestão, que vão envolver bairros como o: Altamirando II, Alfredo de Castro III, Lúcia Maggi II, Maria Amélia II, Novo Distrito Industrial (6º) e, a nova sede do CPA - Centro Político Administrativo de Rondonópolis.

DIRETORIA DA
ENERGISA
Liderando a equipe da concessionária de energia elétrica, o Diretor Técnico Comercial Fabrício Medeiros explicou que “esse encontro com o prefeito, teve o objetivo de aproximar os planejamentos e projetos para que a empresa consiga atender a tempo e a hora, as necessidades de Rondonópolis, e o crescimento desse município que é bem acelerado”, externou.
Fabrício ainda disse que a empresa vem investindo muito forte no Estado de Mato Grosso, com recursos da ordem de R$ 1 Bilhão/ano e eles não têm limitação de capacidade de execução, e que quando eles têm um alinhamento de planejamento entre o crescimento municipal e a rede Energisa, eles conseguem ser bem mais rápidos e efetivos para atender ao crescimento do município.
CLUBES DE SERVIÇO
O diretor da CDL- Câmara de Diretores Lojistas - Thiago Sperança, que tem participado das conversações entre o município e a Energisa, falou que por conta do setor empresarial trabalhar com gestão, o foco é sempre o alinhamento! E explicou: “quando todos os envolvidos se sentam e colocam todos os problemas, as suas dificuldades e as falhas de comunicação que estão acontecendo, e ambos os lados estão dispostos a resolver, eu não tenho dúvida que isso tende a melhorar. E como foi muito bem colocado pelo prefeito, e pelo Paulo José, a evolução que Rondonópolis está experimentando, pois é uma cidade polo, onde várias cidades vizinhas adentram e ajudam no seu crescimento, eu não tenho dúvida que a cidade não vai parar de crescer tão cedo! Então nós precisamos sim, dessa aproximação, desse alinhamento e como instituição, estamos sempre prontos para contribuir com o que for necessário”, pontuou.

Já a presidente da
ACIR, Marchiane Fritzen, destacou que a instabilidade no fornecimento
de energia por parte da Energisa, impacta negativamente no comércio,
na indústria e no empresariado de uma forma geral, e ainda na
arrecadação do município e do estado. “Então nós tivemos uma
reunião muito produtiva com a Energisa na Associação Comercial,
envolvendo outras entidades, onde eles se comprometeram em resolver
esses problemas. Então essa reunião aqui na prefeitura também é
muito importante, por que a gente não poder pensar apenas na solução
dos problemas, A gente tem que pensar que o desenvolvimento de
Rondonópolis, que é uma prioridade para a Associação Comercial e
para as entidades de uma forma geral; e que esse desenvolvimento
envolve diretamente energia; se a gente não tiver uma condição
básica para atender a estas indústrias que a gente está tentando
trazer para Rondonópolis, nós não vamos conseguir desenvolver
economicamente a nossa cidade!”, argumentou.

O Prefeito Pátio
por sua vez, foi enfático ao questionar a qualidade dos serviços
oferecidos pela Concessionária na cidade. Ele externou a sua
angustia pelo fato da ferrovia estar deixando o município, e a
cidade ter que se reinventar, trazendo mais indústria, e ter que
verticalizar a sua economia. Ele destacou que dos vários serviços
públicos oferecidos no município, o único privado e conforme
pesquisa pública, “o pior deles é o da Energisa”. E questionou:
“Como é que nós vamos desenvolver uma cidade como essa sem
energia?”
Pátio destacou que asfaltou todos os distritos industriais e pretende implantar o sexto DI, mas como irá fazê-lo sem energia? “Então o que está faltando é energia! E nós estamos abrindo o debate”, pontuou.
Ele falou ainda sobre a abertura do CPA, que vai trazer vários serviços para o município, como, pelo menos quatro hospitais, incluindo o de Barretos (câncer); o novo Fórum de Justiça, e a Delegacia da Polícia Federal entre ouros, que ele está colocando energia com recursos próprios, quando seria uma obrigação da Energisa.
O Prefeito cobrou mais apoio da concessionária de energia, bem como mais celeridade na execução dos projetos solicitados: ampliação, extensão e redimensionamento de rede entre outros. Foi citado pela equipe de engenheiros, por exemplo, que somente uma assinatura de contrato entre a Energisa e a Prefeitura gira em torno de 4 meses, e o início e prazo para execução da obra em torno de um ano. “Percebam que há uma distância muito grande, e esse é um prazo muito longo! Então eles tem um desafio: o município anda muito mais rápido, e um atraso tão longo como esse, inviabiliza qualquer projeto. Precisamos de mais celeridade”, explicou o prefeito.
Ao final da reunião ficou acertada uma maior aproximação e um maior alinhamento entre projetos do município e a concessionária, no sentido de agilizar, ampliar e melhorar a qualidade dos serviços ofertados pela Energisa.
