top
Início do conteúdo

DISCUSSÃO REGIONAL

Prefeito media debate sobre emancipação do campus da UFMT

Danielly Tonin/Gabinete de Comunicação Social

19/09/14 às 13:40

None
Percival: "Temos que mostrar engajamento da região nesta luta, se unir em uma causa coletiva" | Roger Andrade

Em reunião realizada na noite de quinta-feira (18), na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, para debater a emancipação do campus de Rondonópolis, com vários prefeitos e representantes de cidades da região, ficou, não somente definido o apoio à causa, como a realização de atos públicos pela emancipação do campus da UFMT em todos municípios apoiadores. O mediador da reunião foi o prefeito Percival Muniz.

O objetivo da reunião foi o de articular as lideranças políticas da região em prol de um projeto para uma mesoregião do Estado de Mato Grosso, que é a emancipação do campus da UFMT em Rondonópolis, transformando-a em uma universidade federal multicampi, para levar a educação superior mais perto das demais cidades da região.

Para o prefeito, que mediou a mesa redonda para debater o assunto, o campus de Rondonópolis da UFMT já conta com as exigências técnicas para se transformar em uma universidade federal e que a questão agora é mais política.  Por isso, é fundamental a união de todos os políticos, especialmente, da região em prol da emancipação. Temos que mostrar engajamento da região nesta luta, se unir em uma causa coletiva, ressaltou o Percival.

De acordo com o pró-reitor do campus da UFMT, Javert Vieira, já se vem debatendo e pensando há algum tempo em ter uma universidade federal em Mato Grosso. O nosso campus tem propriedade para ser uma universidade federal autônoma. Temos crescido do ponto de vista intelectual, da pesquisa, do número de alunos. Hoje, temos 301 professores e quase 5.000 alunos e estamos com investimentos de cerca de R$ 20 milhões em obras, destacou o pró-reitor.

Com os dados repassados aos presentes, prefeitos e representantes das cidades de Poxoreu, São José do Povo, Pedra Preta, Guiratinga e Alto Araguaia declararam apoio à emancipação do campus de Rondonópolis e assinaram suas entradas no comitê pró-emancipação. Para a prefeita de Pedra Preta, por exemplo, Mariledi Philip, é fundamental que os municípios vizinhos se unam pela emancipação do campus, pois é preciso gerar maior conhecimento e contar pessoas mais qualificadas.

Atos nos Municípios

Para movimentar e para que as ações em pró a emancipação do campus ganhe força, serão realizados atos públicos nos municípios da região, que terão início após o processo eleitoral. Cada cidade será responsável por organizar um ato. A intenção a mostrar ao Ministério da Educação a mobilização de toda uma região por uma universidade federal.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual