top
Início do conteúdo

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Mutirão de hanseníase e tuberculose será realizado neste sábado (29) no Jardim Sumaré

Kalynka Meirelles – Gabinete de Comunicação

28/03/14 às 16:28

None
Diagnóstico precoce é importante para eficácia do tratamento | Matusalem Teixeira - Arquivo

Para atender a população em busca de casos de tuberculose e hanseníase para tratamento precoce é que será realizado neste sábado (29) no Posto de Saúde da Família do bairro Jardim Sumaré, um mutirão de exames.  O evento começa às 8h e segue até às 12h.

Em 2013 foram diagnosticadas 69 pessoas com tuberculose e 159 com hanseníase, de acordo com o técnico do programa de hanseníase e tuberculose, Lourenço Ribeiro da Cruz Neto e a maioria dos casos foi descoberta em mutirões de prevenção. São pessoas que procuraram as Unidades de Saúde, pois desconfiam de alguns sintomas, disse.

Sintomas

Hanseníase - Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor, caroços e placas em qualquer local do corpo, diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

 Tuberculose - Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão,fraqueza e prostração.

Lourenço ressalta que muitas pessoas não chegam a apresentar todos os sintomas e por isso é fundamental procurar o atendimento especializado para o diagnostico precoce. Existem pessoas que podem estar doentes, mas que não sabem e com os mutirões realizados esses pacientes têm acesso rápido ao resultado e começam o tratamento que é eficaz, se realizado no tempo certo e corretamente.

 O mutirão é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Ações Programáticas em parceria com os cursos de enfermagem da UFMT/ UNIC.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual