top
Início do conteúdo

SAÚDE MENTAL

Ministério da Saúde contempla Rondonópolis com CAPs AD III e Unidade de Acolhimento Adulto

Maria Estela Boranga/Gabinete de Comunicação Social

31/10/13 às 18:51

None
A unidade terá capacidade de acolhimento para até 15 adultos, por um máximo de seis meses | Ilustrativa

Rondonópolis por estar habilitada e apta junto Ministério da Saúde - foi inserida na seleção de propostas para construção de Centros de Atenção Psicossocial CAPS AD III e Unidades de Acolhimento Adulto (UAA), através da Portaria nº 615/GM/MS, divulgada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 24 deste mês. Os projetos de construção das duas unidades atendem a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde de intensificar, ampliar e diversificar as ações orientadas para prevenção, promoção da saúde e redução dos riscos e danos associados ao consumo de crack, álcool e outras drogas, disse a Secretária Marildes Ferreira, adiantando ainda que as duas obras fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial RAPS, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), por serem pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso dessas substâncias.

A Unidade de Acolhimento Adulto - UAA é um serviço que oferecerá acolhimento transitório às pessoas de ambos os sexos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e funcionam como casas, onde as pessoas que estejam em tratamento nos CAPS, tem apoio profissional e podem viver ali por um período. A unidade tem capacidade de acolhimento para até 15 adultos, por um máximo de seis meses, também apoiando seus moradores na busca de emprego, estudo e alternativas de moradia. São espaços abertos, de acolhimento sempre voluntário. A indicação de uma vaga na UAA é feita sempre pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.

 Por sua vez, o CAPS AD III (24 horas) é um serviço de base comunitária, responsável por um determinado território em parceria com demais serviços de saúde, em especial com a Atenção Básica e com a urgência e emergência. A unidade irá acolher pessoas encaminhadas por outros serviços e por demanda espontânea. A equipe multiprofissional será composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros. É um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas, com atendimento para adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Deve funcionar durante as 24 horas do dia, em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Com 10 leitos, oferecerá internação hospitalar noturna de até 14 dias a pacientes em situação de risco psicossocial que necessitem de cuidados mais intensivos.  Para essa unidade, os equipamentos já estão sendo adquiridos com recursos federais de R$ 150.000,00, que já foram liberados para a implantação.

Elaborados e finalizados pela Gerente do Programa de Saúde Mental, psicóloga Rhafaela Marques Monteiro Salgado, juntamente com a equipe do CAPS AD e Assessoria Técnica do Prof. Dr. Alcindo Rosa, da UFMT e membro do Conselho Municipal de Saúde e cadastrados no Sistema de Monitoramento de Obras SISMOB, os dois projetos somam R$ 1,5 milhão de recursos.

Os projetos fazem parte da preocupação do prefeito Percival Muniz em atender também a demanda de pessoas que se enquadram nessas situações, tendo já autorizado a cessão do terreno localizado na Avenida Goiânia próximo ao Residencial Buriti, cujas obras de construção estão previstas para ter início em meados do ano que vem.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual