Quem passa às quartas-feiras no bairro Vila Aurora pode levar para casa produtos oriundos da agricultura familiar, produzidos sem agrotóxicos. São vendidos na feira desde verduras, hortaliças e frutas fresquinhas até artesanatos. Para incentivar os pequenos produtores é que a Promotoria de Agricultura Familiar de Rondonópolis trabalha para atrair mais agricultores.
A Feira iniciou há três anos, mas os agricultores reclamam que foram abandonados pelo poder público municipal e no final de 2012 poucos produtores tinham condições de trazer a produção. Às vezes o frete ficava mais caro que o lucro dos produtos comercializados, muitos resolveram parar, agora com essa nova gestão, nos reunimos várias vezes e estamos confiantes, explica Aquilar Oliveira, agricultor familiar.
No começo do ano apenas três agricultores continuavam a vender a produção na feira. Em fevereiro o promotor de agricultura Renato Mendes, se reuniu com os assentados e disponibilizou dois caminhões para buscar as famílias. Os caminhões saem às 4h passam nos assentamentos para que às 7 horas todos estejam com seus produtos expostos para comercialização, às 19 horas os caminhões levam todos de volta, explica Mendes.
Dona Antônia Candido de Souza, conhecida carinhosamente como Lica tem cinco alqueires no assentamento Esperança, onde produz queijo, frutas, doces e artesanatos. Lica aprendeu a trabalhar com a fibra da bananeira, matéria prima de chinelos, chapéus, bandejas e jogos americanos. Passei por aqui e achei lindo, vou levar dois jogos americanos, são diferentes e resistentes, disse a psicóloga, Ana Maria lima que visitou a feira.
Sandra e a família têm sítio no assentamento Primavera, os principais produtos vendidos são rapadura e melado. Começou a expor em fevereiro, de lá pra cá, não parou mais. Quando temos o apoio da prefeitura é sempre bom, enquanto tiver esse incentivo de transporte vou aproveitar, com o dinheiro da venda aqui eu pago as contas de casa, afirma.
Renato Mendes orienta que os pequenos produtores que tiverem interesse em expor devem entrar em contato com a Promotoria de Agricultura. É cobrada uma taxa de R$ 15,00 mensais, destinada para manutenção do local, mas quem tiver interesse de participar fica isento nos dois primeiros meses. Essa é uma forma de atrair os assentados, muitos que começaram perceberam que a renda aumentou e essa é uma orientação da atual administração, dar condições aos pequenos.
A Promotoria de Agricultura fica na Rua Leopoldina Pinho de Carvalho, n°160, na Vila Aurora, anexo ao pátio da feira da Vila Aurora, telefone: (66) 3411-5106.