O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Rondonópolis realizou nesta quinta-feira (08), no Núcleo de Conselhos, a eleição dos novos representantes da sociedade civil para o biênio 2025/2027. A votação teve início às 14h, encerrando às 16h, seguida pela apuração e divulgação dos resultados no mesmo dia, conforme calendário previsto em edital.
A escolha dos representantes — titulares e suplentes — por meio do processo democrático, reforça o compromisso com o controle social e a participação popular nas decisões sobre políticas públicas da área. Os eleitos assumem a responsabilidade de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas.
Segundo a presidente da comissão eleitoral e conselheira, Márcia Casali, o Conselho exerce o controle social por meio da fiscalização do serviço da assistência social e das entidades. Sendo responsável também pela autorização das entidades para ingressarem no Conselho de Assistência Social para receber verba de fomento e aprovação de recursos e pactuações de novo programa.
Entre as atribuições do Conselho também estão o acompanhamento e a orientação das entidades socioassistenciais do município, a fiscalização do atendimento oferecido aos usuários do SUAS e a garantia da continuidade dos serviços prestados.
“Nós temos 22 entidades cadastradas no CMAS que recebem verba da Prefeitura e do Governo Federal. É responsabilidade do Conselho visitar essas entidades, aprovar uma entidade nova ou não”, comentou Casali.
A eleição definiu titulares e suplentes da sociedade civil sendo dividida em três categorias: representantes dos usuários, de entidades, e dos trabalhadores. Posteriormente haverá indicação de representantes do poder público, indicados por secretarias municipais.
RESULTADO:
Representante dos Usuários
Titular - Unegro - 7 votos
Titular - Cras Jardim Iguaçu - 5 votos
Suplente - Cras Conjunto São José - 4 votos
Suplente - Cras Padre Lothar - 1 voto
Representante dos Trabalhadores
Titular - FETSUAS - 5 votos
Titular – OAB - 4 votos
Suplente - CRP - 3 votos
Suplente – CRESS - 2 votos
Suplente - SISPMUR - 2 votos
Representante das Entidades
Titular - Caritas - 5 votos
Titular - APAE - 2 votos (CNPJ mais antigo)
Suplente - Oratório Dom Bosco - 2 votos (CNPJ mais antigo)
Suplente - ARDV - 2 votos (CNPJ mais antigo)
Suplente - Kobra - 1 voto
Suplente - Casa Adolescente Sagrada Família- 1 voto
Suplente - Centro Reabilitação Louis Braille - 1 voto
Suplente - Obra Kolping - 1 voto