As competições de futebol amador, realizadas com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Rondonópolis, movimentam a cidade principalmente nos fins de semana. Cerca de 900 atletas jovens e veteranos integram as 36 equipes que disputam quatro competições realizadas nos complexos esportivos dos bairros.
O projeto do prefeito Percival Muniz e do secretário Sidnei Fernandes é organizar os times masculinos e femininos numa competição municipal no segundo semestre de 2013. Os jogos finais devem marcar as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa do município, em 10 de dezembro.
Mini-estádios e campos de várzea recebem os jogos dos torneios da primeira e segunda divisão abertas, máster e bengalão, organizados pelo Departamento de Futebol Amador de Vila Operária. Na primeira divisão a disputa é entre 12 equipes e na segunda o confronto está entre 9 times. As partidas acontecem nos fins de semana.
A Copa Máster reúne 6 equipes compostas por atletas acima de 35 anos. Esta competição também é disputada a cada fim de semana. Os jogos da Copa Bengalão são realizados nas noites de quartas e sextas-feiras. A disputa é entre 9 equipes de jogadores acima de 45 anos.
O gerente de Futebol Amador do Município, Aparecido Pereira de Souza o Cidão antecipa que a secretaria já trabalha no levantamento e cadastro de todas as equipes de futebol amador da cidade para organizar a competição municipal.
A proposta é reunir as modalidades de primeira e segunda divisão abertas, máster, bengalão e feminino no campeonato comemorativo ao 60º aniversário da cidade pólo da região Sul de Mato Grosso. Os desportistas interessados podem fazer contato pelos telefones (66) 3411.5051 e 3411.5323.