top
Início do conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES

UFMT apresenta relatório de visita das unidades de Educação Infantil

Patrícia Casali/ Gabinete de Comunicação Social

17/04/14 às 16:40

None
Equipe de Doutores da Ufmt apresentam relatórios de visitas as unidades de ensino do município | Assessoria

Doutores da Universidade Federal de Mato Grosso apresentaram nesta quarta-feira (16) o relatório de visitas nas unidades e escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Rondonópolis. Esta é uma das etapas do trabalho que está sendo realizado pela Uniselva para a construção das diretrizes curriculares da Educação Infantil.

As visitas que aconteceram entre novembro e dezembro de 2013 apresentaram problemas estruturais nos prédios de algumas escolas, assim como, arquitetônicos no que se refere à adaptação dos ambientes às crianças.

A equipe também apresentou uma lista de problemas de rotinas inadequadas, consideradas graves, que podem inclusive influenciar na vida futura das crianças, como refeições, banho, brincar e dormir que não estão focados nas necessidades das crianças, inclusive orgânicas.

Entre as preocupações está a alimentação sendo servida em horário inadequado. A equipe também fez considerações a respeito do uso restrito de brinquedos, sendo que os mesmos deveriam estar ao alcance das crianças, como o excesso de uso da televisão e vídeos sem a condução pedagógica adequada.

A reunião que durou mais de quatro horas contou com a presença das doutoras Camila Galindo, Eglen Pipi Rodrigues, Lindalva Maria Novaes Garske, Marlon Dantas Trevisam e pelos doutores em Psicologia, Raquel Gonçalves Salgado e Carmem Lúcia Sessel Mariano, da secretária de Educação Ana Carla Muniz e de toda a equipe do Departamento de Educação Infantil.

O relatório acompanhado de fotos foi detalhado pelos técnicos que sugeriram intervenções e novas práticas a serem aplicadas para melhoria do desenvolvimento das crianças, eles consideram a infância como o período em que as crianças aprendem e consolidam valores.

Ana Carla destacou que a atual administração tem dado todo o respaldo para a valorização da Educação Infantil e que já houve avanços. Sobre os problemas de infraestrutura destacou que aumentou a verba emergencial para garantir a melhoria das escolas e que as unidades precisam apresentar as demandas à Secretaria de reformas que ultrapassem o valor estipulado. Também lembrou que no final do ano passado foram distribuídos parques novos para todas as unidades e mais de 40 tipos de brinquedos e jogos pedagógicos para que a rotina das crianças seja mais lúdica.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual