top
Início do conteúdo

AEROPORTO DE RONDONÓPOLIS

Prefeitura cumpre determinação da Anac para liberar voos

CORACY LIMA/ Gabinete de Comunicação Social

30/01/14 às 11:27

None
O secretário de Transporte e Trânsito do Município, Argemiro Ferreira, explica que o relatório da Anac de 2011 foi respondido no ano passado | Matusalem Teixeira

A equipe responsável pela administração do Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, trabalha em ritmo acelerado para cumprir as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil Anac e, a partir daí, conseguir liberar voos para a cidade pólo da região Sul do Estado. O secretário de Transporte e Trânsito do Município, Argemiro Ferreira, explica que o relatório da Anac de 2011 foi respondido no ano passado e as determinações vêm sendo cumpridas a risca.

Argemiro Ferreira esclarece que o Marinho Franco só passa a receber voos com linhas regulares depois que o município e o Estado atenderem todas exigências e o aeroporto passar por vistoria e aprovação da Anac. O gerente do Departamento de Administração Aeroportuária do Município, Rafael Cássio da Silva, enumera que a Agência apresentou relatórios do aeroporto local em 2003, 2007 e 2011. A gestão atual respondeu o último deles e começou a adotar as medidas de adequação.

Rafael Silva conta que a Anac solicitou diversas adequações necessárias, além da regularização da documentação do aeroporto. Dentre os pedidos feitos está a instalação do Sistema de Rádio Comunicador que deve ter uma base no aeroporto para contato com os pilotos em voo, quando é necessário repassar informações imediatas. O local deve ser dotado também de Sistema Indicador de Aproximação Visual e contar com o número suficiente de Agentes de Proteção do Aeroporto Apac, além do Sistema de Raio-X para inspeção de bagagens.

A Anac cobrou também a construção de guaritas e o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate de Incêndio Sescinc, além da ampliação da pista de pouso de 1.800 para 2.350 metros de extensão e de 30 para 45 metros de largura. Deve ser construída também uma pista de taxiamento com extensão de 1.650 metros e 25 de largura.

Rafael Silva destaca que todas as solicitações estão sendo atendidas e as medidas necessárias estão em andamento. Ele explica que a instalação de rádio comunicador, do indicador visual e do aparelho de raio-x são de competência do Estado e as providências neste sentido, também foram tomadas.

O prefeito Percival Muniz agilizou o processo seletivo para contratação de 12 Apacs que vão receber curso de qualificação para atuar na proteção das pessoas e do patrimônio público dentro do aeroporto. Outra determinação do prefeito foi a de oferecer qualificação para o pessoal do Sescinc. O que atende a a exigência da Anac. Desde 2013, cerca de 30 bombeiros recebem cursos para atuar nesse sistema. No ano passado o curso para os bombeiros aconteceu na cidade de Anápolis, no Estado de Goiás e em Belo Horizonte. Em 2014, a qualificação é oferecida na cidade de Alcântara que conta com base de lançamento de foguetes, no Maranhão.

 Rafael Silva conta que a qualificação para o Sescinc é resultado de um convênio da prefeitura com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Dois gestores aeroportuários também foram qualificados no ano passado. Entre as exigências da Anac estão ainda as de realização dos cursos de supervisor e de gerente de segurança aeroportuária

Percival Muniz optou pela contratação de uma empresa especializada para fazer a regularização da documentação exigida. A missão da empresa é desenvolver o Programa de Segurança Aeroportuária PSA, o Sistema de Gerenciamento de Risco na Segurança Operacional- SGSO, Manual de Gerenciamento do Sistema Operacional MGSO e o Plano de Emergência Plem.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual