top
Início do conteúdo

UFMT

Prefeito participa da aula inaugural de Medicina em Rondonópolis

Valdeque Matos – Gabinete de Comunicação Social

14/04/14 às 19:45

None
Prefeito Percival Muniz juntamente com o Mário Luiz Tenório Perrone e oO pró-reitor, professor doutor Javert Melo | Roger Andrade

Durante a aula inaugural do curso de medicina da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, no campus de Rondonópolis, ocorrida nesta segunda-feira (15), o prefeito Percival Muniz ressaltou para os 40 acadêmicos da primeira turma e todos os presentes, que a instalação do curso na cidade representa a realização de um sonho coletivo e é resultado de uma luta antiga e de muitas pessoas.

É um marco para história do município, pois é a realização de um sonho coletivo, que é fruto da luta de muitos anos e de muitas pessoas, afirmou Percival, acrescentando que o curso pode contribuir com a melhoria do atendimento na rede pública de saúde em Rondonópolis e região.

A instalação do curso é importante para o fortalecimento da assistência médica não só no município, mas em toda a região Sul do Estado, que engloba mais 18 municípios e uma população de cerca de 500 mil habitantes, que acaba buscando assistência médicas e especialistas no município, salientou Muniz.

Ele falou também que, como se trata da primeira turma, o curso será um desafio permanente, tanto para os acadêmicos, como para os professores e o corpo técnico administrativo. Por isso, é necessário se ter persistência para superar os obstáculos que estão por vir nessa nova fase da vida dos acadêmicos.

Muniz desejou boas vindas aos 40 acadêmicos que integram a primeira turma do curso em Rondonópolis, que na grande maioria vêm de outras cidades e Estados, declarando que a cidade tem orgulho em recebê-los e que estão de parabéns pela conquista.

 

É uma grande conquista não só de vocês que passaram no processo de seleção, mas para o município, que tem orgulho em acolher a todos, disse. O prefeito, também, parabenizou a direção da Universidade pela iniciativa e afirmou que a prefeitura, com a sua estrutura de saúde, que está sendo ampliada e tem muitas demandas, está pronta para ajudar na consolidação do curso, principalmente para contribuir com a formação de profissionais que tenham o compromisso no trabalho da saúde pública e atendimento à população que mais precisa.

O pró-reitor, professor doutor Javert Melo, frisou que a prefeitura é uma grande parceira para que o curso que se consolide e espera que contribua para melhoria da saúde no município e na região. Salientou, ainda, que a instituição não medirá esforços para garantir a qualidade do curso e à medida que curso for sendo implementado, as condições para o seu pleno funcionamento serão construídas.

 Inicialmente, segundo ele, os acadêmicos irão utilizar a estrutura existente do campus, contando com o apoio dos espaços de outros cursos, como biologia, psicologia e enfermagem.   Mas, segundo ele, um novo bloco está em construção, onde serão usadas salas e laboratórios pelos alunos do curso de medicina. Além disso, será iniciada em breve a construção de mais um bloco, que também será usado pelos alunos de medicina.

Conforme a coordenadora do curso de medicina, professora Azize Cristina Capelli, o curso em Rondonópolis terá foco na formação de médicos da família, ou médicos generalistas, para atender a uma demanda social existente no Brasil.

Aula Magna

Na aula inaugural do curso, além da apresentação do corpo docente e dos técnicos, contou com  a  Aula Magna do médico Mário Luiz Tenório Perrone, primeiro pediatra da cidade. Ele falou aos acadêmicos da primeira turma do curso de medicina no campus da UFMT em Rondonópolis sobre o dia a dia da  profissão e da sua experiência vivenciada em quase 40 anos de profissão.

 

Também participaram da aula inaugural as secretárias de Saúde e Educação, Marildes Ferreira e Ana Carla Muniz, respectivamente, o corpo docente e técnico da UFMT, além dos próprios acadêmicos de Medicina.  

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual