top
Início do conteúdo

MELHORIAS

Equipe da Setrat finaliza minuta do edital para concessão do transporte público

Danielly Tonin/Gabinete de Comunicação Social

06/06/16 às 08:09

None
TRANSPORTE PÚBLICO- minuta do edital foi apresentada na tarde desta sexta-feira‏ | Matusalem Teixeira

O secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira, entregou nesta última sexta-feira (3) uma cópia da minuta e respectivos anexos do edital para a concessão do serviço de transporte coletivo de Rondonópolis nas mãos do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas dos Transportes Terrestres de Rondonópolis e Região (STTRR), Luiz Gonçalves da Costa. A reunião contou ainda com a presença dos vereadores Thiago Muniz, Ibrahim Zaher e Olímpio Alvis.

A minuta já foi protocolada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito na Prefeitura e na Câmara Municipal na quinta-feira (2) e será discutida pelos vereadores e analisada pela Procuradoria-geral do Município. A intenção é proporcionar aos moradores da cidade um transporte público de qualidade, atendendo as leis de mobilidade urbana, comodidade, segurança e redução de tempo nas linhas.

Argemiro explicou que a minuta do edital foi elaborada após a confecção de um projeto básico de transporte urbano, que engloba a parte técnica da mobilidade urbana. Esse primeiro projeto foi finalizado em novembro de 2014 e em 2015 a Câmara Municipal autorizou o Executivo a promover a concessão do transporte coletivo por meio de lei.

Na minuta a previsão é de uma concessão de 20 anos, em que a empresa fica obrigada a implantar 150 abrigos de ônibus, 40% deles no primeiro ano, 30% no segundo e mais 30% no terceiro. Além de ser a mantenedora permanente dos abrigos, cujo modelo deverá ser previamente aprovado pela Setrat.

A forma de pagamento de passagem será via cartão eletrônico, eliminando a prática de o condutor cobrar a passagem do ônibus. A frota deve ter uma média de cinco anos de uso, sendo que o veículo mais velho não pode ultrapassar oito anos. Todos os ônibus devem ter acessibilidade, atendendo assim o que determina a lei, mas não serão obrigados a ter condicionadores de ar.

No edital é previsto ainda o crescimento da cidade e consequente expansão de rotas e linhas ao longo dos anos. O propósito é que a cidade esteja sempre contemplada pelo transporte público e de forma eficiente em rotas e horários, afirmou Argemiro.

Segundo Argemiro Ferreira, a intenção é concluir todo o processo de concessão o mais rápido possível atendendo assim a uma determinação do prefeito Percival Muniz, que quer agilidade no processo.

 

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual