top
Início do conteúdo

REFLEXÃO COLETIVA

Coordenador dos estudos do Plano Diretor faz balanço positivo de reuniões comunitárias

Ana Flávia Dorsa

19/07/17 às 03:33

None
Assessoria

Na noite de terça-feira (19) foi realizada na escola Estadual Elizabeth de Freitas Magalhães no bairro Jardim Atlântico a sexta reunião com a comunidade para discutir o Plano Diretor de Rondonópolis. Segundo o coordenador das reuniões, arquiteto e sociólogo da empresa contratada para desenvolver o projeto, Geraldo Moura, as reuniões estão sendo produtivas. Conforme o cronograma ainda outras 13 reuniões devem acontecer junto à comunidade de acordo com a divisão setorial realizada pelo Comitê Gestor do Plano Diretor do Município (Codeur).

Estamos em um processo de leitura comunitária, uma metodologia nova onde damos voz às pessoas para discutir e ponderar neste projeto. Estamos recebendo uma média de 20 pessoas por encontro, o que me parece bom diante de uma cidade que tem não é tradicional nesta modalidade de trabalho. Acredito que estamos gerando uma reflexão coletiva, que está sendo proveitosa e tem contato com a participação do poder legislativo, pois os vereadores têm comparecido, e até o prefeito de Rondonópolis, destaca o coordenador.

Geraldo diz que muitas novidades estão aparecendo durante as conversas com a população, algo previsto que tira apenas das lideranças um filtro, dando a oportunidade de expressar necessidades e opiniões. Reuniões setoriais e com o funcionalismo público ainda estão previstas. Os próximos passos após os encontros com a comunidade serão debates com religiosos, clubes sociais e sociedade civil organizada, técnicos e corretores de imóveis, trabalhadores rurais, empresários e estudantes.

O secretário municipal de Receita Valdecir Feltrin, que faz parte da comissão do Codeur, diz estar animado com o novo projeto para a construção do Plano Diretor.

No ano passado o plano teve início, mas o Ministério Público pediu um novo plano, que permitisse uma base sólida de dados e informações. Agora sim está sendo feito, nos permitindo novo estudo, atualizando a cartografia, planta cadastral, carta geotécnica, plano de mobilidade e consultoria, ressaltou.

O secretário estima que até o mês de novembro os estudos sejam concluídos para ser finalmente apresentado na Câmara de vereadores e posterior aprovação. Além da equipe da empresa contratada para o estudo, participaram da reunião os vereadores Fábio Cardoso e Reginaldo dos Santos, servidores públicos e população.

Nesta semana receberão as oficias os seguintes locais: dia 19 (quarta-feira) às 19h no Salão Paroquial do bairro Alfredo de Castro, dia 20 (quinta-feira) às 19h na Associação de Moradores do bairro Cophalis, dia 21 (sexta-feira) às 19h na Escola Edvaldo Belo localizada na avenida Lions internacional e no dia 22 serão dois encontros, às 13h30 na escola Mário de Andrade no bairro Vila Verde e às 19h no Cpac do Conjunto São José.

 

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual