top
Início do conteúdo

Comunidade decide pela construção de um PSF no

MARIA ESTELA BORANGA - GCS

31/01/14 às 07:37

None
Decisão foi tomada durante reunião da secretária Marildes Ferreira com os moradores da região | ASSESSORIA

O impasse criado quanto à construção de um PSF Porte 2, no Parque Universitário, teve seu final na noite de ontem, quando em reunião com a comunidade dos bairros Jardim Paineiras e Oásis a secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, acatou a decisão dos moradores de que seja construído um PSF dentro dos dois bairros, no ano que vem. O impasse surgiu em razão de que houve um avanço do prédio da creche sobre o espaço destinado à construção do PSF, que descumpre o limite mínimo de terreno estabelecido pelo Ministério da Saúde para abrigar obras desse gênero, que é de 600 m2, além de um grande desnível existente na área restante, o que inviabiliza a construção da unidade de Saúde no local.

            Acompanhada pela coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde, Magda Rosa de Lima, e por Juliano Carneiro, membro do Conselho Municipal de Saúde, Marildes Ferreira explicou à comunidade que um PSF Porte 2 possui duas equipes de atendimento - respectivas a cada bairro - e que o Jardim Paineiras e Oásis continuaria a ter uma equipe e o Parque Universitário, outra. No entanto, os moradores insistiram em ter uma unidade em separado, justificando que a fusão com o Parque Universitário causaria desconforto aos moradores e, principalmente aos idosos, pelo fato de que há uma distância considerável entre os dois bairros em questão. São mais de 6 quilômetros, até o local do PSF Universitário. Os idosos terão dificuldade em se deslocarem até lá, destacaram alguns moradores.

            Mesmo com a secretária de Saúde explicando que já estão depositados os 20% dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde (MS) para a construção do PSF Porte 2, os presentes optaram por procurar uma área que esteja na dívida ativa da Prefeitura e aguardar até o ano que vem, pela construção de uma unidade direcionada às duas comunidades. Diante disso, Marildes Ferreira disse que os recursos que já estão depositados terão que ser devolvidos e que novo projeto será encaminhado para o Ministério da Saúde, agora em março, para liberação de recursos e provável construção da nova unidade em 2015.  Os vereadores Jailton do Pesque Pague (PDT), Claudio da Farmácia (PMDB), Elton Mazette (PSC) e Reginaldo dos Santos (PPS), presentes também à reunião, se comprometeram em gestionar junto aos demais vereadores o amparo legal para a desapropriação de uma área que esteja em dívida ativa com o Município, para a construção da obra reivindicada. A secretária disse também, que hoje (31), irá até o Departamento de Cadastro da Prefeitura, para levantar as áreas situadas naqueles limites, que estejam com os impostos atrasados.

            Marildes Ferreira salientou ainda, que na semana que vem irá a Brasília para participar de um evento do Ministério da Saúde , quando aproveitará para manter audiência com o superintendente da Atenção Básica do órgão e repassará a decisão da comunidade, em não aceitar a junção com o Parque Universitário numa só unidade e sim, a construção de uma unidade dentro da área dos dois bairros.

            Para o presidente da Associação de Moradores dos Bairros Jardim Oásis e Paineiras, a decisão coloca um fim pacífico na questão e que a comunidade ficou satisfeita em saber que terá um PSF. Hoje, as duas comunidades são atendidas por um Posto de Saúde, mantido pela Prefeitura Municipal. A decisão da comunidade foi lavrada em ata da associação, cuja cópia será anexada pela secretária de Saúde, à documentação a ser apresentada ao Ministério da Saúde, na próxima semana.

 

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual