top
Início do conteúdo

MICROEMPREENDEDORISMO

Centro de Atendimento Empresarial da Prefeitura fecha o 1º semestre com mais de 3 mil atendimentos

Meire Zanelato - Gabinete de Comunicação

13/07/17 às 04:29

None
Assessoria | Divulgação

Criado para promover a formalização e o desenvolvimento dos pequenos empreendimentos, o Centro de Atendimento Empresarial (CAE), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou, no período de janeiro a junho deste ano, 3.043 atendimentos.

Só em junho foram feitos 1.087 atendimentos. Nesse período, 332 novos microempreendedores saíram da informalidade e obtiveram a liberação do CNPJ e o alvará de funcionamento do negócio. Os atendimentos vêm crescendo mês a mês em janeiro, por exemplo, foram 215.

Esse aumento é decorrente da ampliação das atividades do CAE, que agora oferece serviços de solicitação de certidão uso e solo, que vai liberar ou não o funcionamento do negócio naquele local, orientações para abertura e formalizações do MEI, emissão MEI- DAS (INSS), declaração DASN SIMEI, alterações cadastrais e cadastro e emissão de nota fiscal eletrônica, entre outros.

Tudo agora é bancado pela prefeitura, desde a montagem do processo, até a aprovação e o acompanhamento da gestão do negócio por um período de 3 meses, para auxiliar a manter a empresa em funcionamento. Orientamos e acompanhamos o controle de receita, fluxo de caixa, pagamentos, até que o negócio ganhe força, explica o gerente do Departamento de Fomento, Jarmes Freitas.  

Após o atendimento, o CAE faz uma avaliação da situação socioeconômica do microempreendedor a fim de orientar sobre as atividades que melhor se encaixem ao seu perfil. Também são feitas visitas técnicas em busca de pequenos potenciais empreendedores cadastrados que necessitam de recurso.

Já estamos trabalhando para buscar financiamentos junto à Agência de Fomento MT. Será uma parceria importante entre prefeitura e agência, para contemplar essa parcela da população ignorada pelas instituições financeiras. Para eles, um montante pequeno de recursos pode alavancar e solidificar o pequeno negócio, completou Jarmes.

Nesse sentido, o gestor citou a aprovação, junto ao MT Fomento, do primeiro financiamento de R$ 7 mil, para a compra de uma máquina que vai aumentar a produção artesanal de tapioca. Estamos finalizando esse primeiro projeto, que prevê a aquisição do equipamento e uma pequena parte para capital de giro, e temos outros cinco projetos em andamento.

Para o casal Tânia Sasaki e Aguinaldo Fudizachi, a crescente demanda pela massa caseira de tapioca motivou a busca pelo financiamento. Com o equipamento, avaliado em R$5 mil, eles poderão aumentar a produção de 150 para 900 massas por dia. Hoje, entregamos para nove de 30 supermercados da cidade. Temos um bom potencial de crescimento, planeja Aguinaldo.     

Os pequenos empreendedores interessados em obter linhas de financiamento para seus negócios podem ligar para o CAE: 3411-3516, no horário de funcionamento da prefeitura, das 12:00 às 18:00.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação dos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Chat EVA - Assistente Virtual