Rondonópolis nas redes sociais

NOTÍCIAS


PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Coordenador da DC faz palestra de conscientização no Cras Rio Vermelho

O coordenador da Defesa Civil em Rondonópolis, Erimar Bezerra, retomou nesta semana o ciclo de palestras de conscientização sobre a importância de se proteger o meio ambiente, principalmente nas Áreas de Proteção Permanente – APPs. As lições que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos foram oferecidas nesta terça-feira (21) às crianças e adolescentes do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Rio Vermelho.

 Erimar Bezerra lançou mão de slides e vídeos para alertar os jovens sobre a necessidade de se economizar água potável, preservar as APPs e as nascentes de córregos e rios. Ele ensinou também o que pode ser feito para evitar o assoreamento dos rios e a maneira correta de destinar o lixo. Na palestra, Erimar falou ainda sobre como evitar afogamento e desmatamento de áreas verdes, inclusive as matas ciliares que protegem as águas correntes no campo e na cidade.

 A expectativa do coordenador da Defesa Civil é que o público na faixa etária de 9 a 15 anos leve as informações obtidas para outras pessoas e ajudem a população local a compreender que precisamos de um meio ambiente melhor.  “Essas crianças e adolescentes são multiplicadores importantes das informações que repassamos na palestra. Com certeza, elas vão transmitir o que aprenderam para a família, os vizinhos e os amigos. Por isso, temos que trabalhar com elas para poder assegurarmos um meio ambiente mais preservado”, defende.

 Durante a palestra, Erimar Bezerra fala ainda sobre as funções da Defesa Civil que trabalha pela preservação ambiental, socorro às pessoas vítimas de distúrbios da natureza e orientações às famílias da comunidade para evitar tragédias climáticas. Dentre os exemplos citados pelo coordenador estão os vendavais que ocorreram devido à temperatura mais elevada que foi registrada nos últimos meses, além de inundações e alagamentos que são resultantes das construções em APPs, incêndios e queimadas urbanas.

 Erimar Bezerra orienta os moradores a abandonarem a prática errada de atear fogo em mato nos terrenos baldios, lixo e folhas secas no quintal. “Estes são os problemas mais graves que registramos na cidade. Mas, a própria população pode evitar que fatos como alagamentos e incêndios aconteçam. Para isso é necessário que cada cidadão adote medidas preventivas e ajude a preservar a natureza”, aconselha.

 A palestra de conscientização ambiental no Cras Rio Vermelho aconteceu no período da manhã e da tarde e foi realizada por iniciativa da coordenadora Diozina Rosa da Silva que defende a necessidade de preparar as gerações futuras para preservar as riquezas naturais.

Últimas

  • Notícias








ACESSO RÁPIDO

   0800 647 2244

RECEBA NOSSO INFORMATIVO

Cotações