Municiar jovens estudantes da docência para que exerçam sua vocação com maestria é o escopo da Primeira Formação com Estagiários da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em 2023. Proporcionada pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a qualificação ocorreu ontem (22), no Salão Ipê da Semed, e foi ministrada pela equipe de assessoras pedagógicas desse setor, contando com a participação de, aproximadamente, 380 futuros professores. Os simpósios vão acontecer mensalmente perfazendo, até o final do ano letivo, dez encontros.
Sendo a primeira fase da educação básica, a educação infantil é destinada a crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade e realizada em creches e pré-escolas que, como ambientes extrafamiliares, vão além da casa do aluno permitindo que este treine habilidades diferenciadas das que são estimuladas no espaço doméstico. Atualmente, a Semed acolhe, nessa etapa educacional, cerca de 11.039 alunos.
Além
das palestras e atividades do workshop, há uma roda de conversas em
que as estagiárias aproveitam para trocar experiências sobre suas
vivências em sala de aula. “Este é um momento bastante
enriquecedor”, relata Marli Sales da Silva, superintendente de
ensino da Semed e responsável pelo Departamento de Educação
Infantil. Ela ainda comenta: “O objetivo da formação é aprimorar
a atuação dos estagiários nas unidades escolares, pois a
capacitação vem a complementar o trabalho executado pelos
professores e pelos auxiliares pedagógicos”.
Cuidados
com o bem-estar dos pequenos que abarcam ajuda nas refeições,
troca de fraudas e roupas, banho e escovação são algumas das
atribuições que as estagiárias desenvolvem dando auxílio aos
docentes. Mas as atividades vão além, envolvendo o apoio aos
profissionais na elaboração das propostas pedagógicas, articulação
do estreitamento entre escola, famílias e comunidade, suporte no
relatório individual do aluno, entre outras práticas que estão no
rol de contribuições que os estagiários prestam nas unidades de
ensino infantil (UEIs).
“O
estágio é uma oportunidade desses estudantes aplicarem o que estão
aprendendo em teoria, na faculdade, com
a supervisão de um professor, que é um profissional e, assim, pode
dar-lhes a orientação necessária”, pontua Marli.
Direito da criança e obrigação do Estado, a educação infantil fundamenta-se na Política Nacional de Educação Infantil e tem como pilares a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo a superintendente, os cursos de capacitação e todo o zelo nos conceitos que são repassados aos estagiários visam não apenas preparar os futuros profissionais, mas, principalmente, oferecer uma educação de excelência aos alunos da Rede Pública de Ensino de Rondonópolis.
“As crianças são beneficiadas partir do momento em que conseguimos qualificar aqueles que serão os professores amanhã e que, com o conhecimento adquirido, vão saber lidar com elas. Por isso nos preocupamos em prepará-los para responder às demandas que os pequenos apresentam e satisfazer as suas necessidades, tanto nos cuidados a eles dedicados quanto na educação pedagógica ofertada”, frisa Marli.