18 de Outubro de 2021

Início do conteúdo
CORONAVÍRUS

Vacinação de idosos com mais de 75 anos será suspensa hoje (16) e deve ser retomada com a chegada de novas doses

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 16/03/21 às 09:52
None
Wheverton Barros/Gcom

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis informa que a vacinação de idosos com 75 anos ou mais será suspensa nesta terça-feira (16) após a finalização das doses de vacina disponíveis. A imunização para essa faixa etária será retomada assim que o Município receber mais doses da vacina, o que não tem data para ocorrer. A previsão é de que a imunização possa ser retomada na próxima semana.

O Departamento de Saúde Coletiva do Município explica que as doses recebidas não eram suficientes para atender todo o contingente de idosos com 75 anos ou mais, cobrindo apenas 30% dessa faixa etária. Esta última remessa da vacina Coronavac, com 1,9 mil doses (utilizadas tanto para aplicação da primeira como da segunda dose, o que permite a vacinação de cerca de 950 pessoas) foram destinadas ainda para finalizar a imunização de idosos com idade entre 80 e 84 anos que ainda não haviam sidos vacinados.

O coordenador do Departamento de Saúde Coletiva, Paulo Padim, ressalta que com a chegada de novas doses no Município, o que depende do repasse do Ministério da Saúde e Governo do Estado, a vacinação dos idosos com 75 anos ou mais será retomada. “Ninguém ficará sem vacina, e assim que chegarem novas doses retomamos”.

A vacinação para idosos com 75 anos ou mais teve início nesta segunda-feira (15) e para atender a população 10 postos de saúde foram destinados para a imunização. Na tentativa de evitar aglomerações, a Saúde, conforme explica Padim, optou em ampliar a quantidade de postos de vacinação e adotou a distribuição de 50 senhas por período em cada um dos pontos de vacinação.

Para a próxima etapa de imunização, a Saúde reforça que está avaliando o melhor método a ser adotado para evitar longas filas e aglomerações durante a vacinação.