19 de Abril de 2024

Início do conteúdo
NOVA GALILEIA

UVZ realiza controle químico para combate a Chagas

Fonte: Danna Belle - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 01/06/21 às 16:37
None
Assessoria

A equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Rondonópolis realizou no Distrito de Nova Galileia a coleta de besouros e controle químico para evitar a proliferação do inseto e assim futuros casos da doença de Chagas.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da UVZ, Wagner Santos, na Nova Galileia foram coletados mais de 70 besouros, todos passaram por análise e nenhum testou contagioso para Chagas.

A equipe também atuará em toda extensão da zona rural, visitando todas as residências para realizar o controle do inseto barbeiro, tal como segue atendendo as solicitações feitas por meio do celular exclusivo da UVZ (66 98437-5429).

Não há nenhum caso da doença registrado, porém a UVZ realiza esse serviço como ação preventiva para proteger as comunidades rurais.

O barbeiro transmite o agente da doença de Chagas por meio das fezes contaminadas que são eliminadas imediatamente após picar o humano para se alimentar de sangue, considerado uma forma de transmissão vetorial, por isso a necessidade de fazer o controle desse inseto.