29 de Março de 2024

Início do conteúdo
ESCLARECIMENTO

UVZ alerta população que não recolhe animais abandonados

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 26/05/22 às 14:45
None
Ilustrativa

Em virtude do grande número de pedidos de recolhimento de animais abandonados em Rondonópolis, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) informa a toda a população que não presta esse tipo de atendimento. Atualmente, as organizações não governamentais (ONGs) é que acolhem os animais que estão doentes e que vivem nas ruas.

O coordenador da UVZ Wagner dos Santos explicou que o município atende exclusivamente os pedidos de resgate de animas oriundos do Juizado Volante Ambiente (Juvam), Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental. 

Caso a população se depare com algum animal de grande porte, como cavalos e pacas, a orientação é que procure as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) ou de Transporte e Trânsito (Setrat). Para animais selvagens como tamanduá, o indicado é procurar o Corpo de Bombeiros.

A partir do mês que vem, o município vai contar com o Centro de Reabilitação Animal de Rondonópolis (Ceraro) que fica na região das chácaras Globo Recreio. A unidade tem capacidade de receber até 500 animais, entre cães e gatos, tem salas para consultas e uma para ambulatório e ainda sala para procedimentos de castração e pequenas cirurgias.