30 de Setembro de 2022

Início do conteúdo
CAPACITAÇÃO SIPIA

Rondonópolis sedia encontro para formação dos conselheiros tutelares e de direitos

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 15/08/22 às 16:25
None
Antônio Carmelo - Gcom

Conselheiros Tutelares dos polos de Rondonópolis e de Primavera do Leste, que integram 19 municípios, iniciaram nesta segunda-feira (15) uma nova formação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). Eles foram recepcionados pelo prefeito José Carlos do Pátio e a secretária de Promoção e Assistência Social Fabiana Perez no auditório da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). 

O público participante, formado em sua maioria por conselheiros ou seus representantes, teve o primeiro contato com o módulo Conselho Tutelar do Sipia, que coleta dados e informações e integra com todos outros municípios mato-grossenses que têm o conselho atuante. 

A formação que tem foco nas atividades dos conselhos tutelares está sendo ministrada pela coordenadora estadual do Sipia, Rebeca Alves Marques. Ela explicou que esse módulo vai auxiliar os conselheiros na implantação do sistema e principalmente na inserção dos dados na plataforma. A coordenadora informou que Rondonópolis e Primavera do Leste são os dois maiores fluxos de serviços desses conselhos por isso a importância da participação de todos. 

“O Sipia é o sistema onde são registradas as informações sobre atendimentos e também as denúncias que envolvem crianças e adolescentes. Com esses dados podemos subsidiar os governos e gerenciar políticas públicas direcionadas para esse público”, explicou Rebeca Marques. 

O prefeito José Carlos do Pátio lembrou que está investindo na construção de dois locais para implantação do contraturno escolar, a exemplo do complexo de lazer e esporte, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Padre Lothar, e ainda a reforma dos existentes como o caso da Vila Olímpica e também do antigo clube Beira Rio, todos para atender crianças em situação de vulnerabilidade.

Os representantes dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e da Promoção da Igualdade Racial, bem como da responsável pelo Núcleo de Conselhos de Rondonópolis também estão participando da formação.