19 de Abril de 2024

Início do conteúdo
COVID-19

Prefeitura mantém monitoramento constante da situação, mas adoção de novas medidas restritivas não deve ocorrer no momento

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 21/05/20 às 11:29
None
Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde realiza reuniões constantes com médicos especialistas e equipes de saúde para análises da situação de Rondonópolis em relação aos casos de Covid-19 (coronavírus). Nesta quarta-feira (20) os dados foram analisados e a Saúde descarta, até o momento, a adoção de novas medidas restritivas na cidade.

A secretária municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, explicou que em reunião realizada nesta quarta-feira (20) foi analisada a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) em Rondonópolis e é a partir deste dado que será definida a necessidade de novas restrições a serem adotadas.

Mesmo com o crescente aumento nos casos, a preocupação maior é com a garantia de atendimento médico para todos, com disponibilidade de leitos de UTIs. “O que devemos evitar é o colapso da rede de saúde, por isso analisamos a porcentagem de ocupação de leitos de UTIs”, explica Izalba.

Até a manhã desta quinta-feira (21), a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no município era de 34%, considerando leitos públicos e privados. Rondonópolis tem disponível um total de 22 leitos com respiradores pulmonares para atender pacientes de Covid-19, somando-se a rede pública e privada.

A secretária ressalta que não há, por enquanto, previsão de novas restrições. O monitoramento da situação segue sendo realizado constantemente e somente em caso de aumento no índice de ocupação dos leitos de UTIs de forma que possa causar prejuízos no atendimento dos pacientes é que novas medidas restritivas devem ser tomadas.

A Secretaria de Saúde, no entanto, reforça a necessidade de a população cumprir com as medidas de saúde como o uso de máscara, álcool em gel, ações de higienização constantes, além de evitar qualquer tipo de aglomeração.

Dados

Até a tarde de quarta-feira (20), Rondonópolis contava com 125 casos confirmados de Covid-19 e outros 237 casos suspeitos, que aguardam resultados dos exames. Também foram registradas três mortes por Covid-19 em Rondonópolis.