23 de Abril de 2024

Prefeitura inaugura escola no residencial Celina Bezerra

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 25/01/23 às 08:11
Wheverton Barros – Gcom

A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (23) o ano letivo de 2023 com todo o gás, inaugurando creches e escolas na cidade e ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal para 27 mil vagas, segundo a secretária de Educação, Mara Gleibe.

Na tarde desta terça-feira (24), a Prefeitura inaugurou mais uma Escola Municipal de Educação Básica - EMEB – que leva o nome da ex-presidente do Sanear - Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis -Terezinha Silva de Souza, e que está localizada na região do Residencial Celina Bezerra, cujas cerca de 1.440 famílias deverão ocupar as moradias (apartamentos) em breve, até meados de fevereiro.

A nova unidade educacional tem capacidade para atender 376 crianças de 6 a 11 anos de idade, e conforme a diretora, Cláudia Vieira, até a data de ontem (24), mais de 100 crianças já haviam sido matriculadas. A expectativa é que após a ocupação dos apartamentos, nos próximos dias, as famílias matriculem os filhos na escola.

A solenidade foi marcada por muita emoção, já que a homenageada Terezinha Silva de Souza, foi durante muitos anos, a principal amiga e conselheira do prefeito José Carlos do Pátio. Terezinha foi assassinada no dia 15/01/2022.

Durante a solenidade a sobrinha de Terezinha, Kamila Soares leu um texto ressaltando a vida de trabalhadora dedicada da tia, destacando todo o trabalho e dedicação aos amigos e familiares.

Os funcionários da cooperativa COMSER e do SANEAR que estiveram na solenidade, aplaudiram de pé e entusiasticamente por alguns minutos ao final da leitura da breve biografia da homenageada.

O prefeito José Carlos do Pátio também se emocionou ao falar da amiga e eterna companheira de luta de todas as horas, como ele mesmo externou. “O começo do ano de 2021, foi muito triste pra mim, pois em um prazo de pouco mais de 15 dias eu perdi três dos meus mais importantes amigos e colaboradores. Perdi o Juary Miranda, a Terezinha e o Celson Carvalho, e quando a gente perde um amigo, perde um pouco da gente”, enfatizou Pátio.

A solenidade que foi muito prestigiada por colaboradores, secretários e vereadores também contou com a presença de representantes do Governo Federal que estiveram na cidade avaliando alguns projetos de saneamento e habitacionais apresentados pelo prefeito em Brasília (DF) ao novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início do mês.

O prefeito esteve na capital da república em audiência com o ministro das cidades Jader Barbalho Filho, e apresentou os citados projetos, e ontem (24), a assessora especial do Ministério das Cidades, Luciele Licari, bem como a chefe de Gabinete de Habitação do Ministério das Cidades, Bruna Tse e, o Gerente de Solução do Banco do Brasil, Alvanir Alves, estiveram com o prefeito no gabinete, e depois o acompanharam numa visita à Estação de Tratamento de Água (ETA), e, às edificações dos apartamentos do Residencial Celina Bezerra, cujos contratos de posse dos conjuntos 8 e 9 seguem sendo assinados na manhã desta quarta-feira (25) no Ginásio Marechal Rondon no Centro da cidade.

Os assessores do Ministério, vão apresentar um relatório do que viram ao ministro, que deverá avaliar e aprovar a continuidade do projeto e o início das obras de construção dos condomínios 4, 5, 6 e 7, estes que deverão conter os 1.408 apartamentos restantes, para completar os 4 mil imóveis projetados.

Lembrando que o Ministério das Cidades é uma das pastas mais importantes do novo governo e tem a missão de desenvolver a política habitacional brasileira, promovendo o acesso à moradia digna e buscando a diminuição do deficit habitacional. Além de trabalhar na política pública para o saneamento, mobilidade urbana e regularização fundiária.