26 de Abril de 2024

CIDADE LIMPA

Prefeitura fará nova limpeza pública na região do Parque Universitário e vai punir quem desrespeitar e descartar lixo irregular

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 26/05/22 às 14:01
Arquivo

Manter a cidade limpa, ordenada e bonita tem sido a preocupação da Prefeitura de Rondonópolis que não tem medido esforços para fazer a sua parte na manutenção dos serviços públicos de limpeza urbana. e vai responsabilizar quem desrespeitar e descartar lixo irregular nos bairros.

Para isso, uma nova ação de limpeza urbana de grandes proporções, envolvendo diversos bairros da região Salmen, como: Parque Universitário, Tancredo Neves, Rosa Bororo, Pedra 90, Vila Olinda (I e II), e Ana Carla, Oasis e Paineiras, entre outros, será desencadeada pelas equipes da CODER a partir da próxima segunda-feira (30/05) e não tem prazo para serem concluídas, dado o tamanho da região alvo.

Vale ressaltar, no entanto, que a Prefeitura já efetuou um grande mutirão de limpeza na região recentemente, de onde foram retirados mais de mil caminhões de lixo. Mas, infelizmente, o problema voltou a acontecer, pois as pessoas não colaboraram na manutenção da limpeza dos citados bairros, e está sendo necessária mais esta ação efetiva da Prefeitura.

Como já dito, os citados bairros, vão receber essa segunda força tarefa de limpeza, realizada pela CODER, em razão de uma parceria firmada com a Prefeitura através do Departamento de Controle Urbano, e, a Unisal através das lideranças comunitárias da região que já estão realizando os contatos com as comunidades, distribuindo material informativo/educativo visando a conscientização dos moradores.

OBJETIVO

Conforme informações de Humberto Campos, do Departamento de Controle Urbano, nessa parceria coube às lideranças comunitárias (Unisal), bem com aos agentes públicos (fiscais do Controle Urbano), tentar conscientizar através de contato direto com os moradores e distribuição de panfletos informativos/educativos, versando sobre a importância de se manter os bairros limpos, cuidando da limpeza dos terrenos baldios, ruas e calçadas, e assim manter a cidade limpa; e isso, não apenas por uma questão de estética, mas sobretudo, por uma questão de saúde pública.

No entanto, caso a situação se repita, e volte a acontecer de se acumular lixo nos bairros, os fiscais do Controle Urbano, irão identificar e passar a notificar os responsáveis e adotar as medidas cabíveis.

O próprio prefeito José Carlos do Pátio tem reiterado diversas vezes em suas falas públicas bem como através das redes sociais, a sua preocupação com a manutenção da cidade limpa. Ele tem pedido a colaboração da população para auxiliar a Prefeitura não descartando lixo em áreas públicas, bem como, pedindo ajuda para manter a cidade limpa. “Nós da Prefeitura temos feito a nossa parte investindo em estruturas de coleta de lixo cada vez mais modernas, temos coleta seletiva, aterro sanitário, e construímos quatro Ecopontos na cidade para o descarte dos inservíveis. Mas é preciso que as pessoas nos ajudem mais, colaborem mais, e mantenham seus terrenos e calçadas limpos”, pediu Pátio.