25 de Abril de 2024

SANITIZAÇÃO HIGIENIZAÇÃO

Prefeitura continua sanitização de espaços públicos e unidades de saúde no fim de semana

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 23/01/21 às 09:57
Sanitizaçao da central de Regulação
Sanitizaçao da central de Regulação | Assessoria

A parceria firmada entre representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Setor de Atenção Básica), Gabinete de Apoio a Segurança Pública - GASP; Sanear, CODER, e uma Equipe de Controle Químico da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), iniciada no último dia (13), resultou numa força-tarefa de sanitização dos bens (prédios públicos) e espaços públicos da cidade, prosperou, pois o quadrilátero central da cidade, bem como, a maioria das unidades de saúde da locais já foram e continuam sendo sanitizadas.

Segundo o Gerente de Vigilância Ambiental da UVZ, Wagner Santos, quatro equipes da força-tarefa compostas por integrantes do Corpo de Bombeiros, Coder, Sanear, e Gasp, estão realizando a sanitização dos espaços públicos para assim se prevenir, controlar e reduzir a circulação e proliferação do Coronavírus nos espaços públicos da cidade de Rondonópolis.

EQUIPAMENTOS

As equipes estão munidas de equipamentos como bombas costais e motorizadas de pulverização/borrifação, além, de 02 caminhões pipas (20 mil litros cada), com produtos químicos organoclorados que serão utilizados na higienização das calçadas, passeios públicos, pontos de ônibus, portas de igrejas, bancos de praças públicas, portas de bancos e casas lotéricas, não apenas do quadrilátero central, mas de todos os locais onde comumente acontece grande movimentação e concentração de pessoas.

Toda essa ação foi iniciada pela Praça dos Carreiros no dia (13) próximo passado. Conforme a prefeitura, essas ações vão continuar até que se consiga um equilíbrio ou uma contenção significativa da circulação do vírus em espaços públicos de grande movimentação de pessoas.

NESSE SÁBADO

Conforme o gerente da Vigilância Ambiental, nesse sábado (23) a sanitização de espaços públicos, começou pela Central de Regulação, vai pra Secretaria Municipal de Esportes .

Lembrando que toda noite, diversos prédios de unidades de saúde, como PSs, PSFs, UBSs, EBSs, bem como os postos do Projeto Sentinela destinados exclusivamente ao atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19, são sanitizados, para garantir a segurança da saúde da população. Os trabalhos estão sendo realizados no período noturno depois do expediente, para evitar transtornos aos servidores e ao público.

Wagner Santos reitera ainda que esta ação de sanitização de espaços públicos, não tem prazo para ser concluída, já que os trabalhos serão repetidos semanalmente nos mesmos locais citados, até que se consiga uma diminuição da circulação do vírus nesses espaços públicos.

Na próxima segunda-feira (25) a partir das 18h, o processo de sanitização do quadrilátero central da cidade será refeito, começando pela praça dos carreiros, ruas e avenidas do centro, Praça Brasil, até chegar ao Casario, na região do Cais”, explicou Wagner.