20 de Junho de 2024

Início do conteúdo
ZONA RURAL

Prefeitura conclui obra de reforma e ampliação da escola da Gleba Dom Bosco

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 23/08/22 às 15:19
None
Antônio Carmelo - Gcom

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, tem cumprido seu compromisso de entregar uma unidade de saúde, uma de educação e uma área de lazer por semana no município. Os investimentos não estão só na região central da cidade, mas também na área rural como o caso da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) localizada na gleba Dom Bosco. 

A entrega da unidade, que foi praticamente reconstruída e duplicada de tamanho, aconteceu nesta terça-feira (23). O evento reuniu toda a comunidade escolar, além de autoridades como o prefeito, vereadores, a chefe da pasta da Educação no município Mara Gleibe e também a primeira secretária de Educação do município, Idalia Maria de Almeida que aos 100 anos é pioneira da cidade e moradora da Gleba Dom Bosco. 

A nova estrutura substituiu a escola antiga que, como lembrou o prefeito José Carlos do Pátio, foi construída com o pé direito com cerca de dois metros de altura e era bem pequena. Para mudar essa situação o município investiu cerca de R$ 768 mil de recursos próprios e construiu praticamente uma nova escola, devido a estrutura antiga estar muito deteriorada. 

“Queremos deixar todas as crianças na escola. E faço um desafio a coordenadora de alcançar a capacidade de lotação dessa unidade que ainda tem 26 vagas”, comentou o prefeito José Carlos do Pátio. A Emeb Dom Bosco pode receber até 200 alunos e atende o público de crianças dos 4 até os 11 anos de idade moradores da gleba Dom Bosco, São Rosalvo, Pica Pau, Nossa Sra. da Guia, Sagrada Família, dos residenciais Azaléia e João Antônio Fagundes I e II.

A coordenadora Milene Paula Graciano recordou como foi o primeiro barracão feito para servir como sala de aula que eram apenas algumas estacas e uma cobertura feita com palha. “Com essa escola nova, nosso ânimo está renovado. Nossos alunos terão mais espaço e a própria comunidade também poderá usufruir da estrutura nova”, ressaltou a coordenadora Milene. 

Com o investimento do município a Emed Dom Bosco agora conta com um novo bloco que duplicou a estrutura antiga. Foi construída a cozinha, refeitório, banheiros com acessibilidade, sala de professores, além das cinco salas de aula que ocupam o espaço antigo, mas que também foram todas reconstruídas. A obra contemplou ainda toda a manutenção dos sistemas hidráulico e elétrico da unidade que no mês que vem completa 40 anos. 

Os alunos e a equipe técnica da escola agora podem estudar e trabalhar no conforto de salas climatizadas e contam ainda com sistema de combate e prevenção a incêndios. “Quanto a gente sonha, acredita e luta, ele acontecesse. Educação é doação e dedicação, o nosso trabalho e de toda equipe contribui diretamente com a educação que é o diferencial do futuro dessas crianças”, destacou a secretária Mara Gleibe. 

Pátio lembrou que além dos investimentos na estrutura das unidades já solicitou à secretária a realização de um seletivo para contratação de cerca de 500 pessoas, entre estagiários e professores, para auxiliar os alunos com mais dificuldade dando aulas de reforço escolar com intuito de aumentar a classificação do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).