19 de Abril de 2024

DEMANDAS DA ZONA RURAL

Prefeito atende demandas da comunidade da Macaíba

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação | Publicado em 26/11/20 às 17:16
Wheverton Barros - Gcom

O Prefeito José Carlos do Pátio (SD), recebeu na tarde desta quinta-feira (26), em seu Gabinete, uma comitiva de representantes de moradores da zona rural da região da Macaíba.

Os trabalhadores rurais, liderados pelo morador mais antigo da região, senhor Pedro Araújo Forte, que reside na região desde 1958, também se faziam acompanhar pelo ‘vereador suplente’ Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o popular Fulô (MDB).

A comitiva apresentou ao prefeito, diversas demandas, entre elas, a recuperação das estradas vicinais da região, estimadas em cerca de 15km de extensão. Zé do Pátio, solicitou a presença do Secretário de Agricultura Genilton Pereira de Souza, que de imediato, se prontificou em atender a demanda da comunidade da Macaíba, se dirigindo ao local, para proceder os levantamentos do que será necessário para atender a esta demanda.

Genilton repassou ao prefeito, que os maquinários de recuperação de estradas rurais (patrulha mecanizada rural), se encontra nesse momento, realizando trabalhos na região do Distrito de Campo Limpo; mas, assim que concluir os trabalhos por lá, destinará toda a estrutura de máquinas, para atender a região da Macaíba. O que deverá acontecer nos próximos dias.

PONTES POR ADUELAS

Os trabalhadores rurais, também solicitaram a substituição de duas pontes de madeira da região que se encontram em situação precária de conservação; uma delas, situada sobre o ‘Córrego da Macaíba’, e outra também próxima, sobre o ‘Córrego da Grota’. Eles pedem a substituição das atuais pontes por estruturas de concreto, como aduelas, que são mais resistentes, são mais fáceis de serem instaladas, e representam mais economia aos cofres do município a médio e longo prazos, em razão de sua maior durabilidade.

Para tanto, solicitou a presença de engenheiros da SINFRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, que foram autorizados a proceder os levantamentos necessários, bem como, para a abertura de licitação e compra dos respectivos materiais (aduelas). “Eu gosto muito de ajudar as comunidades rurais de trabalhadores, porque é uma forma que eu tenho de auxiliar a fixação do homem no campo, e gerar mais emprego e renda”, disse o prefeito.

POÇO ARTESIANO

Os lideres rurais, apresentaram ainda uma terceira demanda, desta feita, referente ao abastecimento de água da comunidade, que sofre há muitos anos com problemas no abastecimento.

Para isso, o prefeito se comprometeu em, logo no começo do próximo ano, assim que houver a abertura do novo orçamento municipal, realizar a licitação para a abertura e perfuração de um poço artesiano na comunidade, e acabar de vez com o problema da falta d’água na região.

O líder comunitário rural Pedro Forte, agradeceu ao prefeito pela acolhida, e, pelo pronto atendimento as demandas da sua comunidade. “Estou muito satisfeito com o atendimento do Zé. Ele prometeu nos ajudar, e eu em nome da comunidade estou muito grato”, externou.

Fulô, também agradeceu ao prefeito. “O Zé gosta de atender os mais humildes, e esse é o povo que eu trago aqui”, externou o vereador.