25 de Abril de 2024

VALORIZAÇAO

Prefeito anuncia abono salarial de R$ 1 mil e entrega chromebooks para Agentes de Saúde

Fonte: Valdeque Matos | Publicado em 17/05/22 às 20:08
Assessoria

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Combate às Endemias (ACEs) irão receber da Prefeitura de Rondonópolis um abono salarial de R$ 1 mil, dividido em duas parcelas de R$ 500. O anúncio foi feito pelo prefeito José Carlos do Pátio durante reunião com diretores dos sindicatos representativos da categoria, vereadores e a secretária municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, na tarde desta terça-feira (17), no seu gabinete no Palácio da Cidadania.

Os ACSs e ACEs fazem parte dos programas de Atenção à Saúde da Família, que são desenvolvidos em parceria entre o Governo Federal e as Prefeituras, onde o município envia subsídios para o pagamento, que é complementado pelo município.

Além do abono salarial, que deverá ser pago nas folhas salariais de maio e junho, o prefeito garantiu também o reajuste de 4% a partir do mês de junho. Com isso, o salário atual passará de R$ 1.658,00 para R$1.720,50. O novo valor do salário deverá ser pago até entrar em vigor a nova lei aprovada pelo Congresso Nacional que estabelece que o piso nacional dos agentes que será de dois salários mínimos.

“O abono é um reconhecimento pelos trabalhos prestados pelos agentes para saúde da nossa população. Além do abono, já garantimos este ano para as duas categorias, assim como para todo os servidores do município, o reajuste no salário de 7% em janeiro e 4% em junho, totalizando a elevação de 11% nos salários”, disse o prefeito.

Ele ressaltou que ficou feliz com a aprovação em Brasília da emenda que estabelece o piso nacional de dois salários mínimos. “Ficamos felizes em ver o Congresso Nacional aprovar esta emenda, que era uma luta antiga da categoria, mais de 11 anos”, observou José Carlos do Pátio.

Disse também que a ideia inicial do município era de conceder um abono salarial de R$ 80 nas folhas de maio a dezembro deste ano, completando assim o pagamento de 1,5 salário mínimo para categoria. No entanto, “com a aprovação da emenda constitucional, e não sabemos ainda quando este novo valor entrará em vigor, já que ainda não tem dotação do governo federal para estes novos valores, discutimos com a categoria e chegamos num denominador comum, o pagamento de um abono salarial no valor de R$ 1 mil, em duas parcelas de R$ 500, para todos os ACSs e ACEs do município”.

Pátio agradeceu a participação da Câmara de Vereadores na construção desta “pauta positiva” com a categoria. “Os vereadores tiveram a participação importante para chegarmos nesta proposta, que queremos encaminhar para ser votada na sessão desta quarta-feira”, adiantou o prefeito.

Modernização

Durante a reunião, o prefeito, juntamente com os vereadores e a secretária Izalba, fizeram a entrega simbólica dos chomebooks que serão entregues para os ACS e os tablets aos ACEs. O uso dos aparelhos visa proporcionar mais agilidade e eficiência nos relatórios, resultando assim na melhoria do atendimento da população.

Conforme o prefeito, serão entregues chromebooks aos 408 ACSs e tablets para os 184 ACEs do município. “Iniciamos hoje a entrega dos chromebooks e tablets. Essa modernização que estamos fazendo trará melhorias para a rotina de trabalho dos ACS e ACEs.  Com estes aparelhos, eles (agentes) poderão durante as visitas lançar os dados diretamente no sistema. Não irão precisar mais ter que anotar e depois que chegar na sua unidade abastecer o sistema”, comentou.

Ação de valorização

A presidente do Sindicato das ACSs, Marina Lara, em nome das duas categorias, agradeceu ao prefeito por abrir o diálogo com os agentes e pela ação de reconhecimento do trabalho e de valorização, com o esforço feito para garantir o abano para a categoria e o investimento na aquisição dos chromebooks e tablets, que irão resultar na melhoria das condições de trabalho.