28 de Abril de 2024

No Dia do Consumidor, Procon oferece atendimento à população na Praça Brasil

Fonte: Roberta Azambuja | Publicado em 11/03/24 às 18:48
Internet

Quinze de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Para marcar a data, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Rondonópolis realiza, em parceria com várias entidades, como o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), a Energisa, a Organização dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Rondonópolis, a Associação Comercial, Industrial e Empresaria de Rondonópolis (Acir), o Núcleo de Prática Jurídica do curso de direito do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), ações e oferta serviços para toda a população, na próxima sexta-feira (15), na Praça Brasil, das 8h às 17h.

Além de informar os consumidores sobre seus direitos e formas de preservá-los ou, caso sejam violados, medidas a serem tomadas para fazer uma negociação ou uma reclamação, também vão estar em pauta prevenção contra golpes e cuidados para evitar fraudes.

Atualmente, de acordo com a coordenadora do Procon de Rondonópolis, Luana Teixeira Soares, uma das principais ferramentas utilizadas pelos golpistas para agir é a internet, já que o mundo virtual pode abrigar várias armadilhas, mesmo que, aparentemente, sugira bons negócios.

Para driblar emboscadas e realizar boas compras é preciso critério. “Nossa orientação é que o consumidor esteja atento a sites que ofereçam produtos com valores muito abaixo dos preços praticados no mercado, verifique sua autenticidade e tenha cautela ao escolher uma mercadoria on-line. Sempre esteja alerta, desconfie ao sinal de algo que lhe cause estranheza e, na dúvida, antes de fazer a aquisição do bem ou serviço, procure o Procon”, declara ela.

Parcelamento de débitos, troca de titularidade, e cadastro de unidades serão alguns serviços disponibilizados pela Energisa. Com o Sanear as pessoas vão poder registrar reclamação de vazamentos e, assim como com a Energisa, nessa instituição será possível solicitar segunda via de contas. A Acir vai ofertar consulta do CPF gratuita para conhecimento de qualquer irregularidade no Cadastro de Pessoa Física com a Receita Federal ou o Serasa, permitindo que o indivíduo saiba se há alguma restrição no seu nome.

Como todo mundo é consumidor em algum momento, todos estão convidados a participar do evento, conforme ressalta a coordenadora. “Vamos aproveitar para proporcionar aos presentes a oportunidade de aferir sua pressão arterial, verificando seu estado de saúde, e, ainda, queremos prestigiá-los com um aulão de dança, estimulando a prática da atividade física”, compartilha Luana.