22 de Maio de 2022

Início do conteúdo
AVANÇO

Município encerra abril com fila de exames de risco cirúrgico zerada

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 10/05/21 às 15:00
None
Gcom

A Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando o trabalho para acelerar a realização de cirurgias eletivas no município, aquelas que não são de emergência. E para isso, no mês de abril o Centro de Especialidades Apoio e Diagnósticos Albert Sabin (Ceadas) praticamente zerou a fila de espera por exames de risco cirúrgico, realizados para avaliar as condições dos pacientes antes da cirurgia.

Nos últimos dois meses, março e abril, foram feitos cerca de 400 exames de risco cirúrgico e consultas com cardiologistas, procedimentos obrigatórios realizados antes do paciente passar pela cirurgia. Todos esses já estão com a cirurgia marcada e com isso venceram mais uma etapa e agora aguardam a chegada do dia do procedimento.

O coordenador do Ceadas, Marcos Kouiti Sakamoto Kikuta, explica que as cirurgias eletivas são aquelas que os pacientes podem aguardar, ou seja, podem ser agendadas. São procedimentos diversos como cirurgias cardíacas, neurológicas, ortopédicas, entre outras que estão sendo realizadas na Santa Casa de Rondonópolis, no hospital São João Batista de Poxoréu e no hospital Otorrino de Cuiabá.

Com esse volume de exames que foram feitos, os pacientes estão prontos para realizar as cirurgias e assim que abrirem vagas nos hospitais conveniados para realizar os procedimentos eles estão com tudo pronto e não correm o risco de perder o lugar. “Acabar com a fila não quer dizer que não teremos novos casos à espera do exame, mas uma garantia de que os próximos pacientes serão atendidos com mais agilidade", comenta a coordenadora da Central de Regulação do município Márcia Gabriel.