9 de Maio de 2024

Micro e pequenos empresários comparecem em massa em evento de microcrédito

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 14/06/22 às 09:55
Antônio Carmelo - Gcom

Dezenas de micro e pequenos empresários de Rondonópolis lotaram o auditório da Prefeitura para saber mais sobre as linhas de crédito que o município está oferecendo por meio da parceria com o Desenvolve MT, agência de fomento do Estado de Mato Grosso. O encontro estimula o crescimento dos negócios e o aumento da produtividade e melhores condições.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Alexsandro Silva, fez a abertura do encontro. Ele comentou que, no Brasil, é difícil para o micro e pequeno empresário ter acesso ao crédito, sendo que a oferta é voltada mais para o grande empreendedor. “Esse evento e essa parceria com o Desenvolve MT trazem esses pequenos para conhecer as condições e as formas de acesso ao crédito”, destacou.

Outro detalhe importante lembrado pelo secretário foram as exigências documentos, que muitas vezes passam desapercebido e dificultam os acesso, além das necessidades de regularidades que a empresa precisa ter para estar apta e receber o crédito.

O prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio também participou do encontrou e, na presença do assessor executivo do Desenvolve MT, José Roberto Webber, pediu que a instituição seja mais célere na avaliação das propostas. Pátio lembrou que, somente de Rondonópolis, cerca de 500 processos aguardam, o parecer do banco. “Queremos desenvolver nossa cidade fortalecendo o micro e pequeno empresário”, destacou.

José Roberto comentou que vai avaliar a possibilidade de fazer uma espécie de mutirão de análise das propostas oriundas de Rondonópolis. Ele prevê que caso as empresas estejam aptas para receber o financiamento é provável que sejam liberados entre um e dois milhões de reais em crédito para os negócios locais. O secretário-executivo comentou que as Prefeituras são o braço direito da instituição nos municípios. “São poucos os prefeitos como Pátio, que firmam a parceria e prestam o apoio que precisamos”, ressaltou.

Os micro e pequenos empresários conheceram todas as linhas de crédito que o Desenvolve MT oferece para esse público atualmente, que tem taxas de juros que variam de 0,37 a 2% ao mês, e ainda assistiram uma palestra sobre empreendedorismo.