25 de Abril de 2024

Início do conteúdo
AÇÃO CONJUNTA

Força-tarefa entre secretarias realiza levantamentos para cadastros e ações sociais em Boa Vista

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 05/05/21 às 14:44
None
Parte da equipe da Força-tarefa no Distrito de Boa Vista.. | Wheverton Barros

Por determinação do Prefeito José Carlos do Pátio, foi criada uma força-tarefa entre algumas secretarias municipais para atuar no Distrito de Boa Vista esta semana com o objetivo de realizar levantamentos e cadastros sociais e mobiliários com objetivo de regularização fundiária e cadastros habitacionais para selecionar candidatos para assentamento no futuro loteamento social que a Prefeitura irá construir no Distrito e cujos trabalhos estarão sendo realizados, de hoje  quarta-feira (05), até a próxima sexta-feira (7) das 8h as 11h e das 13h às 16h30. O ponto de apoio da força-tarefa está baseado na sede da creche - C.M.E.I Augustin Alves de Oliveira.

Participam desta força-tarefa, as secretarias de: Habitação, Ação Social, Meio Ambiente e de Saúde.

A Secretaria de Habitação e Urbanismo está com um contingente de servidores realizando levantamentos, atualização de cadastro e efetuando outros novos, com o objetivo de identificar as demandas do Distrito no que diz respeito a moradias, ou seja: regularizar as propriedades que ainda não dispõem de escritura, e cadastrar pessoas candidatas a vagas por terrenos no loteamento social que a prefeitura vai criar em breve em Boa Vista, e que vem de encontro às demandas por políticas públicas voltadas à habitação na região.

Habitação visitando as casas em Boa Vista...

Equipes de servidores da Secretaria Municipal de Ação Social, ligadas ao CRAS – Centro de Referência em Ação Social do Conjunto São José, ao qual o Distrito de Boa Vista é vinculado, estão realizando visitas de casa em casa, para levantamentos de dados sociais com vista a confecção do Cadastro Social Único que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal, como: Aposentadoria; Bolsa Família; Auxílio Doença; Carteira de Idoso e muitos outros.

Sem esse cadastro não se consegue obter o NIS - Número de identificação Social, e o cidadão fica impedido de acessar qualquer benefício dos programas sociais públicos.

URBANIZAÇÃO
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) por sua vez, está realizando um trabalho de urbanização e levantamentos de locais onde deverão ser plantadas mudas de árvores frutíferas, ornamentais e de sombras no projeto de arborização viária (calçadas), bem como a distribuição de mudas enxertadas de: Ipês; Limão Taiti; Cajás, Goiabas, Ponkan; Bergamota, Laranja, Jabuticaba, Caju e Pequi, bem como ainda, a instalação de 50 lixeiras nas calçadas das ruas do Distrito.

De acordo com o secretário Leandro Bernardo Leite além desse trabalho de urbanização viária que está sendo iniciado com o plantio de pelo menos 200 mudas nas calçadas do distrito, A secretaria ainda está realizando a distribuição de centenas de mudas de árvores frutíferas e ornamentais à comunidade para que plantem em seus quintais, melhorando a qualidade de vida, gerando sombra, ar puro e até frutas para serem consumidas em família.

Além disso a SEMMA ainda desenvolve ações de educação, conscientização e preservação ambiental junto à comunidade.

Entrega de mudas de plantas a comunidade...

AGENDAMENTOS
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por determinação do prefeito, está realizando o levantamento e agendamento dos pacientes da odontologia que ficaram sem atendimento no último ano por conta da pandemia do Coronavírus, e que agora terão dois dias por semana: sempre as quartas e quintas-feiras, para receberem atendimento seja para a confecção de próteses, seja para os atendimentos regulares de odontologia, como, exames, restaurações, extrações etc.

A SMS também já normalizou o atendimento médico na unidade de saúde local, que é efetuado o dia todo, todas as quintas-feiras.

MUTIRÃO SOCIAL
Não bastassem estas ações de momento, a Prefeitura Municipal organizou, e vai realizar um grande Mutirão Social no Distrito de Boa Vista no próximo dia 22/05. Nessa ocasião, praticamente todas as secretarias da administração municipal, estarão realizando algum tipo de trabalho social voltado às demandas da comunidade de Boa Vista.

Comunidade sendo atendida na CMEI, posto de trabalho da Força-tarefa...