27 de Abril de 2024

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Estudantes e autoridades prestigiam aula inaugural da edição 2024 do Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 12/03/24 às 08:00
Wheverton Barros – Gcom

O prefeito José Carlos do Pátio, participou na noite desta segunda-feira (11) na Escola Marechal Dutra, da aula inaugural da edição 2024 do Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares onde ainda entregou certificados (Moções de Aplausos) a diversos ex-alunos do cursinho que foram aprovados em universidades importantes do país, incluindo a UFR.

O curso que chegou a ter mais de 1,8 mil alunos distribuídos em, pelo menos, doze instituições educacionais, voltou a funcionar de forma presencial, desde em 2023 centralizado nas dependências da Escola Marechal Dutra, onde 627 alunos estão inscritos nesta edição e a partir de agora, se preparam para o ENEM, SISU e PROUNI com aulas totalmente gratuitas de segunda a sexta-feira das 19h às 22h15.

Lembrando que a Prefeitura fornece gratuitamente material pedagógico, alimentação já que muitos alunos saem do trabalho direto para a escola; oferece ainda passe livre especial e uniforme aos alunos.

Ressaltando no entanto que, além dos estudantes que já terminaram o Ensino Médio em escola pública, os alunos que estão finalizando o Ensino Médio na rede pública e, também, alunos que finalizaram o 2º grau através do EJA; o Cursinho Zumbi dos Palmares ainda beneficia 60 reeducandos da Penitenciária Regional Major Eldo Sá Correia, a Mata Grande, distribuídos em duas turmas de 30 alunos, nos períodos matutino e vespertino.

Por outro lado, tratativas também estão sendo feitas com a direção da Cadeia Pública Feminina, no sentido de oportunizar a possibilidade de oferecer o curso preparatório também para as reeducandas da unidade.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciti), Neiva de Col, coordenadora do Cursinho, abriu a solenidade, cumprimentou e deu as boas vindas aos novos alunos desejando-lhes um bom aproveitamento, destacando todavia, que o município investe com muita responsabilidade para que o aluno tenha qualidade no ensino, e material de qualidade para que ele, além de estudar na escola, possa estudar em casa. Nossos alunos também vão receber alimentação, já que muitos deles saem do trabalho direto para a escola, e ainda a garantia do transporte público gratuito com o passe livre exclusivo para os alunos do cursinho Zumbi dos Palmares. Então aquele aluno que precisa do vale-transporte, não vai ter problema de ausência por causa disso”, explicou Neiva.

PREFEITO PÁTIO

Em sua fala o prefeito enalteceu e fez questão de lembrar do seu amigo, o professor Pós-Doutor em história Flávio Nascimento, idealizador e criador do cursinho, bem como de todos os voluntários que deram início a este importante instrumento transformador de inclusão social e destacou porque aprecia fazer investimentos em educação, principalmente criando políticas inclusivas de educação, porque como professor universitário, acredita na educação como ferramenta importante de transformação da sociedade e do país.

Professores do Cursinho Zumbi dos Palmares...

AULA INAUGURAL

Na aula inaugural oficial da edição 2024, o prefeito entregou certificados de Moção de Aplausos pela participação a 56 ex-alunos do cursinho edição 2023, que foram aprovados em diversas universidades importantes do país, incluindo a UFR.

Lembrando que o cursinho preparatório Pré-vestibular Zumbi dos Palmares é gratuito, mantido pela Prefeitura Municipal e coordenado pela Seciti. “Ele é na verdade um preparatório para o ENEM para pessoas de baixa renda, e é direcionado a alunos que já terminaram ou estão finalizando o Ensino Médio em escola pública; alunos que finalizaram o 2º grau através do EJA e como dito: preparando reeducandos privados de liberdade”, explicou a secretária.

O ex-aluno Vinícius Ribeiro Paes Rosa falou da experiência de ter frequentado o curso que lhe oportunizou entrar para a universidade Federal de Rondonópolis – (UFR), “Com certeza, eu agradeço muito aos professores que com carinho com a gente, nos auxiliou a tomar esta decisão. E o Cursino Zumbi dos Palmares, é muito bom. A gente chega do trabalho cansado e tem o professor sorrindo para a gente, tem uma janta de qualidade, tem uma sala de aula com ar-condicionado e eu fico muito feliz por ter participado disso”, externou.

O evento que lotou as dependências da Escola Marechal Dutra foi animado pela Bamur - Banda de Música de Rondonópolis.

AUTORIDADES
Diversas autoridades locais, como os vereadores, Ozeias Reis, Cido Silva e Adonias Fernandes, o presidente do Sanear, Paulo José Correia, bem como a professora Niedja Leal que na oportunidade representou a reitora da UFR, Analy Castilho Polizel de Souza, além de diversos secretários municipais e professores do cursinho prestigiaram o evento e cada um, a seu tempo, parabenizou os novos alunos desejando-lhes bom aproveitamento e boa sorte.