16 de Agosto de 2022

Início do conteúdo
VISÃO

Estudantes do município passam por teste de acuidade

Fonte: Danna Belle - Gabinete de Comunicação | Publicado em 08/06/22 às 14:58
None
Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde capacitou os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e coordenadores das escolas municipais para avaliarem a acuidade visual com quase 16 mil crianças da rede de ensino.

A capacitação ministrada pelo oftalmologista Tácio Pierre ocorreu no último dia 26 e as avaliações iniciaram na Escola Firmício Alves Barreto localizada na Vila Olinda e seguirá em outras atendendo alunos do primeiro ao oitavo ano do ensino fundamental.

Nessa primeira etapa irão levantar a quantidade de crianças que precisam de exame com profissional oftalmologista para elaboração de um plano de ação visando atendimento mais rápido para elas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 7,5 milhões estudantes possuem algum tipo de deficiência na visão e apenas 25% deles apresentem sintomas, os demais necessitam de teste específico para constatar o problema, sendo assim necessário registrar a acuidade visual.

A acuidade mede a capacidade funcional da visão de uma pessoa, quanto maior a facilidade em enxergar tanto de perto quanto de longe, melhor é a acuidade da pessoa.