25 de Fevereiro de 2024

Início do conteúdo
APRESENTAÇÕES MUSICAIS

EMEI Elaine Aparecida de Oliveira Lopes realiza a culminância do Projeto Consciência Negra na Escola

Fonte: Franciele Gonçalves - Gcom | Publicado em 19/11/23 às 13:13
None
Wheverton Barros

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Elaine Aparecida de Oliveira Lopes realizou, na sexta-feira (17), a culminância do Projeto Consciência Negra na escola. O evento contou com apresentações musicais dos alunos, que interpretaram canções como "Olhos Coloridos", de Sandra de Sá, "Canção da Igualdade", "Irmãos Abrakadabra" e "Consciência Negra", da cantora Simone Diniz.

O objetivo do projeto foi promover a reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira e da valorização da identidade negra desde a infância. Para o diretor da escola, Onildo Francisco, celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de levantar questões fundamentais sobre a contribuição dos negros na construção da história do povo brasileiro.

"Para que a mudança de pensamento aconteça, é preciso estimular o respeito pelas diferenças desde muito cedo. A escola busca, por meio de atividades como essa, promover a conscientização e o respeito à diversidade étnico-racial, além de valorizar a cultura afro-brasileira", ressaltou o diretor.

A EMEI Elaine Aparecida de Oliveira Lopes é uma homenagem a uma importante liderança negra rondonopolitana. Elaine foi uma mulher que lutou pelos direitos e pela igualdade racial, sendo uma referência na cidade.

A participação dos pais e responsáveis também foi fundamental para o sucesso do evento. Eles puderam acompanhar as apresentações e contribuir para a conscientização sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira.

Toni Bernado, pai do aluno Elias, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento intelectual da criança e para que ela cresça de forma saudável na sociedade, sem discriminar qualquer pessoa por questão de cor, raça ou religião.