23 de Abril de 2024

EXPLOSÃO DE CASOS

Comitê define novas medidas restritivas para conter avanço da covid

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 31/01/22 às 15:03
Kawê Pires - Gcom

O Comitê de Gestão de Crise se reuniu na manhã desta segunda-feira (31) na Prefeitura de Rondonópolis e definiu novas medidas que colaborem para a redução do número de casos de pessoas positivadas para a covid-19. A decisão de chamar o Comitê para discutir o assunto se deu após o município ter registrado 2.018 casos positivos em apenas um mês.

Dente as mudanças que devem constar no novo decreto que está sendo elaborado está a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. A partir da publicação do decreto o comércio noturno terá de fechar as portas às 23h59, sendo esse também o horário de início do toque de recolher que vai valer até as 5 horas.

Na reunião ficou determinado que no município não poderá haver qualquer tipo de evento comemorativo alusivo ao carnaval, estando cancelados quaisquer outros eventos, em locais abertos ou fechados. Só poderão ser realizados os que já tiverem com alvará pago. No caso de jogos de futebol, esses poderão ser realizados, porém com limite da 50% da capacidade de torcedores no estádio, cobrança do comprovante de vacinação na entrada do local e proibida a venda de bebidas alcoólicas.

A secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque, enfatizou a necessidade de tomar medidas mais restritivas nesse momento devido o aumento de casos de 98 registrados em dezembro para 2.018 casos positivos registrados em janeiro. “Era esperado um aumento por conta das festas de fim de ano na primeira quinzena, mas o vírus continua circulando e infectando muita gente. É preciso agir agora”, ressaltou.

Outra medida de impacto tomada pelo Comitê foi a exigência da vacinação contra a covid em crianças que estejam em idade vacinal, valendo para as escolas da rede pública e também particular. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde está traçando estratégia para atender as crianças que ainda não se vacinaram para receber a dose nas próprias escolas.

O prefeito José Carlos do Pátio determinou que a equipe da vigilância em zoonoses faça a desinfecção das escolas do município a cada dez dias, bem como disponibilize máscaras para os alunos da rede municipal. Além dessa, medidas como a colocação do tapete sanitizante na entrada das unidades escolares também está sendo avaliada pela gestão atual. Espaços públicos e locais de grande circulação de pessoas também serão desinfectadas pelas equipes do município.