24 de Abril de 2024

APRENDENDO COM ARTE

CMEI - Iracy Pereira da Conceição Araújo realiza II Mostra Cultural vivências das crianças com as regiões brasileiras

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 08/12/22 às 09:28
Assessoria

A direção da CMEI - Iracy Pereira da Conceição Araújo, localizada no bairro Jardim das Paineiras iniciou nessa quinta-feira (07), a II Mostra Cultural das vivências das crianças da unidade com as regiões brasileiras, abordando, pesquisando e explorando as características de três regiões do Brasil: Norte, Nordeste e Sudeste. Esta unidade de educação infantil atende aproximadamente 430 crianças com idades de 6 meses a 5 anos e 11 meses, (do berçário a pré-escola).

Conforme a diretora Adriana Teixeira Vaz Magalhães atendendo à programação do processo pedagógico da unidade, os temas da II Mostra Cultural foram selecionados pelas coordenadoras, e investigados/pesquisados seguindo um cronograma preestabelecido onde as professoras em conjunto aos alunos, exploraram cada uma das peculiaridades das três regiões brasileiras selecionadas. E através de contação de histórias, dramatizações, vídeos, e cartazes, as crianças foram incentivadas a demonstrarem, através de desenhos, pinturas, confecção de maquetes coletivas, modelagem em argila e massinha, e ainda releituras de obras de artes, os conhecimentos e vivências identificadas durante os trabalhos de pesquisa. Ainda segundo a diretora, durante as explanações e apresentações, foram exploradas as características de cada região brasileira no que tange a fauna, flora, culinária, lendas, brincadeiras, esporte, cantigas, e artistas regionais e muito mais.

Adriana Teixeira explicou ainda, “que esse trabalho enriquece nossas crianças de tal maneira, que mesmo sem sair de Rondonópolis, elas conseguem conhecer um pouco da imensidão brasileira, aumentando seu repertório enquanto cidadãs”, externou.

Lembrando que esta é a II Mostra Cultural do ano na unidade. A primeira aconteceu ainda no primeiro semestre, e portanto, essa, se iniciou nesta quarta-feira (07/12) e vai até sexta-feira (09). O horário de funcionamento da mesma acontece das 07h às 17h30 estando aberta à participação de toda a comunidade escolar.