26 de Abril de 2024

Início do conteúdo
MAIOR DA CIDADE

Cidade de Deus ganha creche moderna para atender 450 crianças

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 03/08/22 às 15:30
None
​Antônio Carmelo - Gcom

As Comunidades do residencial Cidade de Deus e região receberam oficialmente na manhã desta quarta-feira (3) a mais nova unidade escolar de educação infantil da região com capacidade de atendimento a 450 crianças de seis meses a 5 anos de idade, divididas em dois turnos: matutino e vespertino.

A nova unidade escolar leva o nome da ex-servidora e professora da rede municipal e estadual, Liege Santos Pereira, que durante muitos anos, prestou inúmeros e relevantes serviços à educação do estado e município. 

O prefeito José Carlos do Pátio foi recepcionado pela direção e servidores da unidade, secretários municipais e vereadores, e ainda por dezenas de pais e mães de alunos, além de integrantes das comunidades circunvizinhas que prestigiaram o ato inaugural da nova unidade escolar.

Prefeito com amigos, parentes e familiares da Professora homenageada Liege Santos...

Também se fizeram presentes, familiares da homenageada (falecida em 2017) que fizeram questão de estar presentes à solenidade e agradecer a bonita e justa homenagem que o gestor público prestou ao seu ente querido, eternizando o nome da professora Liege Santos na história do município.

Entre os familiares, estiveram presentes a mãe da professora Liege, senhora Valdelurdes dos Santos Pereira; a irmã Solange Santos P. de Assis; o ex-marido Gilberto Gomes dos Santos; o cunhado Sebastião de Assis, e muitos ex-colegas de trabalho, admiradores e amigos, que se solidarizaram a família nas manifestações de apreço, estima e amizade pela memória da professora Liege.

Os dois filhos da homenageada; Ana Gabriela e Gustavo Henrique não puderam estar presentes, pois estudam fora do estado, mas enviaram mensagens de áudio agradecendo ao prefeito a homenagem prestada à mãe.

O ex-marido Gilberto Gomes, falou emocionado das qualidades da companheira Liege com quem conviveu por cerca de 20 anos, enalteceu seu caráter gentil e servidor, sua alegria em participar do processo educacional e das realizações que a companheira conseguiu em sua vida pessoal e profissional.

A diretora da CMEI, professora Marta Cristina Barbosa, falou da amiga e ex-colega de trabalho e agradeceu ao prefeito pela obra magnífica edificada em prol à educação infantil. Ela ainda agradeceu ao gestor pelo projeto de universalização da educação infantil ofertando um ensino de qualidade, bem como a oportunidade de estar a frente da unidade, que é uma das maiores Creches da Cidade, com capacidade de atendimento à 450 crianças da região. Atualmente a unidade atende a 400 crianças.

ESTRUTURA

Segundo a diretora, a CMEI-Liege, possui 10 salas de aulas climatizadas, uma área que contempla: dois blocos, contendo, recepção, sala para a diretoria/adm; secretaria, lactário; berçário, almoxarifado, banheiros masculino e feminino (crianças); sanitários para servidores e colaboradores; cozinha, refeitório; sala de professores; brinquedoteca; DML; além de uma extensa área verde interna murada, circundando a unidade.

Durante a solenidade, vários grupos de crianças dos grupamentos 4º e 5º, realizaram apresentações musicais, danças e encenações teatrais homenageando e agradecendo ao Prefeito e convidados. A Banda Municipal de Rondonópolis - BAMUR, encantou a todos executando diversos números musicais, incluindo o Hino Nacional.

As crianças se divertiram durante a solenidade de inauguração da creche...

O prefeito José Carlos do Pátio, falou sobre a homenageada a quem tinha muita estima e consideração (tendo sidos colegas de magistério), e agradeceu a presença dos familiares da professora. 

Pátio falou do seu sonho de universalizar a educação infantil no município e o esforço da sua gestão em construir um legado que vai ficar para a posteridade, que é investir na educação infantil, preparando o terreno para formar futuros e grandes cidadãos. “Eu vejo que o futuro de qualquer sociedade, de qualquer povo, de qualquer país, só se dá, através da educação! A nossa gestão está chegando a marca de 28 creches construídas, e nós pretendemos construir mais creches em pontos da cidade onde ainda não existe”, disse o gestor.

E ele ainda reforçou, “é muito importante investir na educação infantil, pois significa investir em cidadania. Imaginem vocês investirem em educação da criança desde os primeiros meses, alfabetizá-la, quando ela tiver os seus seis anos de idade, já estará alfabetizada e vai entrar ao ensino fundamental, com o mesmo nível de conhecimento dos coleguinhas; isso é importante. Isso é cidadania”, reforçou o prefeito.

MAIS INAUGURAÇÕES
Durante a solenidade, o prefeito adiantou que no próximo final de semana, mais precisamente na tarde/noite de sábado (6) vai reinaugurar três praças públicas simultaneamente, que são as praças do residencial Rio Vermelho ou Cohab Velha como é mais conhecido o antigo residencial, localizado nos altos da Vila Aurora, que foram completamente restauradas e urbanizadas.

Ainda durante a inauguração da CMEI Liege Santos, o prefeito assinou uma ordem de serviço para a completa reforma e ampliação da Escola Princesa Isabel, localizada no Jardim das Flores.

Prefeito assinando a ordem de serviço da reforma da Escola Municipal Princesa Isabel, no Jardim das Flores...