O prefeito José Carlos do Pátio recebeu nesta quinta-feira (06) a visita do vereador de Barra do Garças, Wanderli Vilela (Secreta Bike) e integrantes da sua assessoria que vieram conhecer o funcionamento da Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC). A intenção do grupo é entender o sistema para a posterior implantação na cidade deles.
Na oportunidade, o prefeito e a secretária de Transporte e Trânsito e presidente da AMTC, Priscila Paiva apresentaram a estrutura e o funcionamento do novo modelo do transporte público municipal de Rondonópolis. A cidade possui a única autarquia pública de transporte coletivo do estado. As demais cidades trabalham com sistema de contratação ou concessão do serviço.
O novo modelo foi adotado depois do vencimento da concessão com a empresa prestadora de serviços. Com isso, foram adquiridos ônibus com recursos próprios; a contratação de mão de obra foi realizada através de uma cooperativa. Já a oferta de créditos para as passagens é realizada via cartões. O usuário ou a empresa podem adquirir os créditos de forma ou presencial ou on-line que são colocados nos cartões magnéticos recarregáveis.
O sistema atende em média 6.500 pessoas/dia (útil). Está organizado em um traçado de 25 linhas. Cinco a mais que o traçado passado, usado na época da concessão.
Também foram apresentados dados financeiros em que ficou constatada a economicidade do novo sistema. O índice de passageiros por quilômetro rodado agora não chega a 6, ante aos 8,50 (valor referência usado no final da concessão) a título de pagamento pela prefeitura para o serviço de transporte.
Foram detalhados o projeto do terminal de passageiros que será construído, no local da antiga rodoviária, assim como investimentos na renovação da frota com recursos oriundos do PAC Seleções recentemente. Para a nova frota, foram liberados R$ 38.500.000,00 visando alavancar o desenvolvimento da cidade.
Wanderli, que visitou a autarquia, estava acompanhado dos seus assessores. A intenção da visita foi conhecer o sistema para então repassar as informações e avaliar com o executivo a possibilidade de implantação deste sistema em Barra do Garças.
Para o prefeito José Carlos, a autarquia servir de referência para outros municípios é um motivo de alegria. “Trabalhamos muito neste projeto que hoje se tornou uma realidade e estamos tendo boa avaliação atraindo olhares de outras administrações. Também conseguimos, com esse projeto, entrar no PAC, o que consolidará a autarquia como referência”, destacou.
A visita foi acompanhada pelo corpo técnico da AMTC que explicou a transferência do serviço de concessão da iniciativa privada para o retorno ao poder público.